5+ Perfis de Ilustradores Cearenses

Por Luana Façanha

Em Fortaleza, artistas lutam por mais visibilidade para conseguir cada vez mais espaços para divulgar seus trabalhos, principalmente, nas redes sociais. Entretanto, alguns artistas também alegam que seus trabalhos são muito desvalorizados.

De acordo com o estudo “Os Caminhos para a Ampliação do Mercado das Histórias em Quadrinhos do Ceará: Um Olhar a Partir dos Quadrinistas”, dos pesquisadores da Universidade Unigranrio, Yuri Laurentino Gomes e Leonel Gois Lima Oliveira, um dos agravadores dessa situação é o fato de o poder público encarar o segmento como um entretenimento, e não como um mercado. “Os estudos de Batista et.al. (2008), Batista, Oliveira  e Andrade (2010) e Batista et.al. (2011) sobre o  segmento de quadrinhos no Estado do Ceará chegam a destacar a ausência da participação do poder público como incentivador do desenvolvimento do setor, sugerindo a implantação  de políticas públicas”, indica o estudo feito em 2018. Isso justifica que causa um prejuízo para as pessoas que escolhem dedicar mais tempo para um trabalho bem elaborado.

Nesse sentido, é de muita importância valorizar os trabalhos desses profissionais, seja obtendo suas artes, divulgando, indicando os seus trabalhos ou os apoiando. Com o intuito de promover mais visibilidade, o Jornalismo NIC indica 5 ilustradores residentes em Fortaleza.

Brendda Maria (@drawbrendda)

Trabalhando principalmente com ilustrações digitais, a artista Brendda Maria retrata, em sua maioria, o universo feminino e questões psicológicas. “Eu acho que, quanto mais retratamos mulheres e nos aprofundamos em temas que não são normalmente relacionados à elas, nós conseguimos desmistificar quem somos como protagonistas na vida”, explica. Ela conta que, geralmente, os artistas devem ter um outro emprego para conseguir se sustentar, e existe uma dificuldade para as pessoas entenderem o valor de cada trabalho.

Ilustração por Brendda Maria. Foto: Instagram

Netuno Press (@netunopress)

O coletivo de artistas é composto por Débora Santos, Talles Rodrigues, Nycolas Di, Brendda Lima e Márcio Moreira, que se formaram em 2015 para fazer histórias e zines, se consolidando no mercado de Fortaleza desde então. Por ser formado por vários artistas, os trabalhos têm diferentes características, mas eles geralmente retratam a vida cotidiana e histórias ambientadas em Fortaleza. São autores dos quadrinhos “Mayara & Anabelle” e “Manual de Sobrevivência da Vida Adulta”, e alguns membros do coletivo já participaram da Comic Con Experience, feira de elementos da cultura pop que ocorre em São Paulo.

Ilustrações postadas no perfil do Netuno Press. Foto: Instagram

Coletivo Fubá (@coletivofuba)

Coletivo de artistas composto por Artur Paiva, Cecília Rodrigues, Elisa de Azevedo, Ícaro Araújo, Milena e Milene Fernandes, e Paloma Cabral. Trabalham com histórias em quadrinhos autorais, adesivos e ilustrações em geral.

Ilustrações do Coletivo Fubá. Foto: Instagram

Andrielle Rio (@_ellerio)

o perfil da artista Andrielle Rio, no instagram, tem trabalhos com inspirações em mangás e histórias em quadrinhos feitas em estilo japonês. Os temas de seus trabalhos são geralmente sentimentos, histórias e temas místicos.

Ilustração da artista Andrielle Rio. Foto: Instagram

Felipe Helói (@felipeheloi)

O artista Felipe Helói tem em seu perfil diversos estilos de imagens e desenhos, principalmente retratos de personalidades e personagens famosos, trabalhados em várias técnicas. O artista procura utilizar o papel reciclável em seus trabalhos, utilizando texturas em desenhos feitos à lápis, caneta e nanquim. Ele define o seu estilo como um que se inspira na natureza e nas pessoas, levando isto para a fantasia, sem se esquecer das lutas sociais ou temas densos vividos por ele. Ele explica que sempre buscou fazer o que gosta, e mesmo o trabalho não gerando grandes retornos financeiros, o permite trabalhar com o que gosta.

Ilustração do artista cearense Felipe Helói. Foto: Instagram

 

Um comentário em “5+ Perfis de Ilustradores Cearenses

  • 9 de abril de 2019 em 17:07
    Permalink

    Muito boa a matéria e muito importante abordar esse assunto!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php