Rostos anônimos fazem a dublagem

Por Mateus Moura

Alfredo Rollo durante sua apresentação
Foto: Mateus Moura

A profissão de dublador sempre foi essencial no campo cinematográfico, seja em animações, seriados, jogos de videogame ou filmes. São eles que, por meio de sua voz e da utilização de técnicas teatrais, proporcionam ao público que não domina o idioma original e nem deseja recorrer às legendas, usufruir da obra sem comprometer sua qualidade.

No Brasil, temos diversos profissionais já consagrados dentro dessa área e dois deles estiveram no Sana no último sábado (28), em uma palestra realizada no palco Art e Fest. Marcelo Campos e Alfredo Rollo foram acompanhados pelo youtuber Casa do Kame, em um bate papo descontraído, contando suas trajetórias na dublagem e reproduzindo algumas vozes de famosos personagens interpretados por eles.

Marcelo Campos

Marcelo Campos
Foto: reprodução

Marcelo, que esteve na primeira edição do Sana, em 2004, retornou após 14 anos ao evento. Cheio de disposição com seus 1,62 de altura, subiu ao palco já brincando com o tamanho do apresentador, menor que ele, dando início a sua palestra.

Reconhecido por dublar diversos personagens de séries e de  animes, como o Trunks do futuro de “Dragon Ball Z”, Mu de Áries em “Cavaleiros do Zodiaco” e Yugi em “Yu-Gi-Oh!”, diz não se lembrar das dificuldades do começo da carreira. “Eu sou igual mulher em parto, se eu fosse lembrar da dor do primeiro filho, não iria querer ter o segundo. Quando fazemos o que gostamos, não lembramos das dificuldades. A dublagem era tudo que eu tinha na vida” conta.

Campos sempre foi ligado ao teatro, adorava assistir séries e filmes, trabalhar com isso seria um sonho para ele. Desistiu de exercer sua primeira profissão para se dedicar a dublagem “Nunca ignore as coisas que vocês gostam de fazer por paixão. Tudo que você faz pode se tornar profissional”, ressalta.

Quando conseguiu entrar no mercado de trabalho, coincidiu com a chegada da tv a cabo, aumentando ainda mais a demanda. Com um ano, Marcelo começou a dublar seus primeiros protagonistas. Com três anos e meio, passou também a ser diretor. Ambos cargos possuem responsabilidades. Campos explica que, “na dublagem, temos que ser criativos para resolver os problemas e tentar fazer igual o original, respeitar a interpretação. O diretor está lá exatamente para isso, para ajudar o dublador a resolver esses problemas”.

O ator finalizou sua apresentação interpretando alguns de seus personagens, como Trunks de “Dragon Ball Z” e Yugi de “Yu-Gi-Oh!”. Em tom de brincadeira, ainda deu uma alfinetada em seu amigo, Alfredo Rollo, o próximo a subir no palco, imitando como ele se portaria durante a palestra.

Alfredo Rollo

Alfredo Rollo
Foto: Reprodução

Alfredo subiu ao palco dando boa tarde em grande estilo, “Boa tarde, seus vermes malditos”, famosa frase de Vegeta, de “Dragon Ball Z”, levando o público e o youtuber Casa de Kame, que produz vídeos focados no anime do personagem, ao delírio.

Assim como Marcelo Campos, Alfredo também sempre foi ligado ao teatro. Sua primeira experiência com a dublagem foi após participar de um teste em uma empresa. O resultado não poderia ter sido mais satisfatório. “Fui chamado no mesmo dia para fazer um personagem de uma novela mexicana. Meu diretor era o Nelson Batista, dublador do ator Jerry Lewis”, conta Rollo.

Em meio a tantos trabalhos, Alfredo revela que o mais desafiador até hoje foi o Dr. Wilson, da série “House”. “Do ponto de vista emocional, foi um dos mais difíceis e desafiadores que já fiz, principalmente pela quarta temporada. Quem já assistiu deve imaginar o por quê”, relata.

Os pontos altos de sua apresentação e que trouxeram grande nostalgia ao público, sem dúvidas, foram as interpretações das falas do Vegeta. Alfredo também fez a voz de Brock, de Pokémon e dublou Lúcifer Morningstar, da série Lúcifer, que, inclusive, ele disse estar adorando fazer.

As reações do público demonstraram a satisfação em conhecer as pessoas que dão vida a personagens tão importantes. Tanto Marcelo quanto Alfredo ainda foram para uma sessão de fotos, para que os fãs pudessem registrar o momento.

Confira Alfredo fazendo a voz do personagem Vegeta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php