Uma curiosidade do papado de Franciscano: ambos do Ceará!

Por 22/04/2025
Uma curiosidade do papado de Franciscano: ambos do Ceará!

Papa Francisco iniciou processo de beatificação de padre Cícero e tornou a menina Benigna a primeira beata do estado cearense

Por Leonardo Oliveira 

O Papa Francisco deixou uma marca significativa nos fiéis do Ceará ao impulsionar o processo de beatificação do Padre Cícero e ao proclamar Benigna Cardoso como beata. A beatificação é um passo significativo rumo à canonização, o reconhecimento oficial de uma pessoa como santa pela Igreja Católica. O pontífice morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, no Vaticano.

Em agosto de 2022, a Igreja Católica iniciou formalmente a análise da beatificação do Padre Cícero Romão Batista. Na ocasião, o Papa Francisco manifestou seu apoio ao processo por meio de uma carta à diocese do Crato, que foi publicamente lida pelo arcebispo Dom Magnus Henrique Lopes. Nascido em 24 de março de 1844, no Crato, o Padre Cícero foi um influente líder religioso que se consagrou como um dos maiores símbolos da fé popular no nordeste do Brasil.

O documento, datado de 20 de outubro de 2015 e assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, informa que a carta foi “redigida por expressa vontade de Sua Santidade, o Papa Francisco”. Em um trecho da carta, enviada à Diocese do Crato, o Vaticano declarou: “No momento em que a Igreja inteira é convidada pelo Papa Francisco a uma atitude de saída, ao encontro das periferias existenciais, a atitude do Padre Cícero em acolher a todos, especialmente os pobres e sofredores, aconselhando-os e abençoando-os, constitui, sem dúvida, um sinal importante e atual”.

Padre Cícero e a menina Benigna | Foto: Imagens: Reprodução

Já a beatificação de Benigna Cardoso da Silva foi autorizada pelo Papa Francisco em 2019, culminando em uma tocante cerimônia celebrada em outubro de 2022. Este momento histórico a elevou ao status de primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil. Benigna nasceu em 15 de outubro de 1928, no Sítio Oiti, em Santana do Cariri, no interior cearense. Em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos, sua vida foi tragicamente interrompida por Raul Alves, um conterrâneo que a assassinou com golpes de facão após ela resistir corajosamente à sua violência sexual.

No dia 26 de outubro de 2022, o Papa Francisco parabenizou a beata, na praça São Pedro, no Vaticano. “Queridos irmãos e irmãs, anteontem, em Crato, no Estado brasileiro do Ceará, foi beatificada Benigna Cardoso da Silva, uma jovem mártir que, seguindo a Palavra de Deus, manteve pura a sua vida, defendendo a sua dignidade. O seu exemplo nos ajude a ser generosos discípulos de Cristo. A vida do mundo depende do nosso testemunho coerente e alegre do Evangelho. Um aplauso à nova beata!”, disse.

Após sua trágica morte, Benigna passou a ser amplamente venerada como mártir na região do Cariri, transcendendo sua história para se tornar um poderoso símbolo de resistência contra o feminicídio e a violência sexual direcionada a crianças e adolescentes. Sua firme recusa em face da agressão, profundamente enraizada em sua fé e devoção cristã, a consagrou como uma mártir, cuja memória continua a inspirar fervorosas romarias até os dias atuais.

Veja também