TRE-CE incentiva eleitores ausentes a exercerem seu direito e evitar pendências eleitorais

TRE-CE incentiva eleitores ausentes a exercerem seu direito e evitar pendências eleitorais

Rock in Rio: Os 10 maiores shows do maior festival de música do mundo
Mês de setembro reúne o Dia Nacional de Transplante de Órgãos e Campanha Doe de Coração 
Energias limpas com justiça climática são temáticas de livro que será lançado na Unifor

Residentes que não votaram no 1º turno têm nova chance e são incentivados a participar no 2º turno em Fortaleza e Caucaia no dia 27 de outubro

Por Yasmin Boyadjian

Neste domingo, 27, os eleitores de Fortaleza e Caucaia retornam às urnas para o 2º turno das eleições municipais de 2024, decidindo quem ocupará os cargos de prefeito e vice-prefeito. Mesmo quem não votou no 1º turno, realizado em 6 de outubro, pode e deve participar, já que a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição independente. Essa segunda chance permite que todos exerçam seu direito ao voto, reforçando o compromisso com a democracia.

Eduardo Pontes, coordenador de atendimento ao eleitor do TRE-CE, reforça a importância da participação dos eleitores neste momento: “Aquele eleitor que não compareceu no primeiro turno pode e deve participar no segundo. Apesar de ambos os turnos comporem o mesmo processo eleitoral, a Justiça Eleitoral considera cada um deles como pleitos distintos. Ou seja, mesmo que o eleitor tenha faltado no primeiro turno, ele está apto a votar no segundo. Ressaltamos que quem não votar neste turno também precisará justificar sua ausência, assim como quem faltou no primeiro, para evitar possíveis sanções, como multas eleitorais.”

Imagem: Reprodução/TRE-CE

Pontes destaca que a Justiça Eleitoral trabalha para assegurar o direito de voto a todos os eleitores, fortalecendo a participação democrática: “A participação no segundo turno é fundamental para dar continuidade ao processo de escolha de representantes. Quem esteve ausente no primeiro tem a oportunidade de participar agora, garantindo a contribuição de cada cidadão cearense neste momento decisivo para nossas cidades.”

Para garantir a acessibilidade durante o processo de votação, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) oferece a Central de Libras, que permite comunicação em Língua Brasileira de Sinais para eleitores surdos ou com deficiência auditiva. Esse serviço estará disponível exclusivamente via WhatsApp, no número (85) 3453-3848, das 8 às 17 horas, facilitando o atendimento direto para esclarecimento de dúvidas no dia da eleição.

Pensando no acesso ao local de votação, Fortaleza também garantirá transporte público gratuito para todos os eleitores no domingo, das 5 às 18 horas, com uma frota de 873 veículos, incluindo 25 ônibus extras para atender à demanda. A gratuidade será válida em ônibus, terminais de integração e estações dos corredores de transporte público, facilitando o deslocamento e incentivando a participação.

Quem deixou de votar no 1º turno e ainda não justificou a ausência tem até o dia 5 de dezembro de 2024 para fazê-lo, enquanto o prazo para justificar o 2º turno vai até 7 de janeiro de 2025. Esse procedimento pode ser realizado de forma prática pelo aplicativo e-Título, pelo sistema Justifica, ou presencialmente em cartórios eleitorais, sendo necessário anexar um documento que comprove a impossibilidade de comparecimento.

Foto de capa: Reprodução/Uol Notícias

COMMENTS

WORDPRESS: 0