Temporada do Campeonato Cearense de Beach Tennis chegou ao fim; confira os rankings

Temporada do Campeonato Cearense de Beach Tennis chegou ao fim; confira os rankings

Setembro é o último mês da floração da árvore símbolo de Fortaleza
Dois filmes cearenses estão na disputa pela nomeação ao Oscar 2025
Murilo Couto prova mais uma vez seu talento em espetáculo que ironiza a cultura de coaching

13ª etapa foi realizada na Santa Praia com treze categorias e finalizou a preparação para a Copa das Federações 2024, que ocorrerá no final de outubro

Por Daniel Simonetti

Quinze duplas se consagraram campeãs do Campeonato Cearense de Beach Tennis realizado na Santa Praia. O desempenho dos atletas na última etapa definiu o ranking final da temporada, que teve mudanças de posições significativas. A competição aconteceu no último final de semana, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Com as classificações, os atletas disputam vagas na Copa das Federações de Beach Tennis. O torneio conta com a participação de equipes de cada estado do Brasil e será sediada em Fortaleza, pelo segundo ano consecutivo. 

Nos campeonatos cearenses existem etapas por nível e por idade, que acontecem em momentos diferentes e em arenas distintas. As categorias participantes dos torneios são: iniciante, C, B, A e PRO, enquanto no cearense, por idades, existem as sub10, sub12, sub14, sub18, 40+, 50+ e 60+.

Nesta última etapa, os campeões da categoria iniciante masculino foram Gustavo Almeida e Anderson Barbosa, superando Thiago Sampaio e Luiz Gonzaga na final. Na feminina, Luana Alencar e Lívia Evaristo conquistaram o título no super tie-break, chegando à décima posição do ranking cearense. Nas duplas mistas, Sandro Quirino e Jasmin Zeidler venceram a final pelos placares de 4×0 4×0.

Na categoria C masculino os vencedores foram Kaiky Gama e Eliezer Júnior que, com essa vitória, assumiram as primeiras colocações gerais da temporada, seguidos por Fred Alexandrino e Ramon Moura, além de Pablo Vinícius que subiu de categoria, antes do final da temporada. 

Já na C feminina, Maria Júlia Moreira e Natállia Brilhante foram vencedoras e chegaram ao primeiro e quarto lugar geral, respectivamente, com Dyanne Nossis e Priscila Costa completando o top4 feminino. Também foram destaque na mista a dupla João Pedro Nóbrega e Natállia Brilhante, ganhando na final de Átila Scherer e Maria Oliveira.

Já na categoria B, os atletas Pedro Silva e Pablo Vinícius faturaram o título pela segunda vez consecutiva. Com isso, chegaram a primeira e a 19ª colocações, sendo fortes candidatos à convocação para a copa, junto com Ian Alvim e Davi Garcia. 

As campeãs Maria Luiza Damasceno e Natália Silveira ultrapassaram as primeiras colocadas no ranking e lideram a seção feminina. Os campeões de duplas mistas foram Davi Garcia e Júlia Andrade, que são primeiro e quinta no geral.

A dupla masculina campeã da categoria A foi Leonardo Oriá e Guilherme Moreira, derrotando os primeiros colocados do ranking, Gael Barbosa e Jeferson Ferreira. Os atletas assumiram a terceira e a quarta colocação. 

No feminino, as vencedoras foram Aritana Aderaldo e Alice Porto, em torneio que acabou sendo realizado apenas com três duplas. As ganhadoras assumiram o terceiro lugar na classificação geral. Na mista, Enio Filho e Mariana Sanford conquistaram o triunfo com placares de 4×0 4×0 na final. Os primeiros ranqueados ainda são Ana Bianca Maciel e Leonardo Oriá, que devem ser os convocados representantes do Ceará na Copa das Federações.

Pepê Lima, atleta da categoria PRO masculino /
Foto: Reprodução/Instagram

Na categoria profissional (PRO), houve apenas o torneio masculino, que foi conquistado por Marcio Câmara e Rodrigo Ponte, derrotando Diego Freitas e Pablo Vinicius na final pelos placares de 6×3 7×6. Apesar de não terem participado da última etapa, os primeiros colocados são Marcio Petrone e Pedro Luca “Pepê” Lima, que foram também os líderes do ranking na temporada anterior. Com isso, os vice-campeões brasileiros devem disputar novamente a Copa das Federações, dessa vez em busca do título inédito para o estado do Ceará. 

Na PRO feminina, as primeiras colocações pertencem a Ana Bianca Maciel, Julia Pacheco, Mariana Sanford e a número 30 do mundo, Marília Câmara. A dupla Julia e Marília foi vice-campeã nacional em 2023, vencendo a sua partida na final, mas perdendo para o Rio de Janeiro nos jogos masculino e misto.

Marília Câmara, atleta da Categoria PRO feminino, 30ª melhor jogadora do mundo em 2024 / Foto: Divulgação

A Copa das Federações ocorrerá do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, e irá acontecer no Aterro da Praia de Iracema, pelo segundo ano seguido. O evento contará com participação das federações de cada estado do país competindo nas categorias de duplas sub14, sub18, 40+, 50+, C, B, A e PRO. 

O torneio é  no formato de eliminatórias, onde duas equipes se enfrentam e apenas o vencedor passa de fase, enquanto o perdedor encerra sua participação na categoria. Nesses confrontos, a primeira partida é entre as duplas femininas e a segunda entre as masculinas. Se uma equipe vencer a primeira partida e a outra vencer a segunda, é feito o desempate em um terceiro jogo, de duplas mistas. Caso um time vença os dois primeiros jogos, não se faz necessário o último e a federação passa direto para a próxima fase.

Foto de capa: Green Filmes

COMMENTS

WORDPRESS: 0