O Ipê-amarelo encanta a cidade com sua beleza e habilidade de se manter viva, tendo sido escolhido como ícone da capital cearense em consulta pública desde 2020
Por João Vitor Saraiva
A árvore símbolo de Fortaleza já está começando a dar as caras. O Ipê-amarelo (Tabebuia aurea) da família Bignoniaceae é um dos vários e coloridos tipos que compõem seu tipo. Tendo de 5 até 20 metros de altura, o seu tronco denso e forte de cor mais escura, dá destaque para sua floração de cor amarelada, característica mais marcante que chama atenção. Estas flores costumam aparecer de julho até setembro, após o período de bastante estiagem.
O Ipê é uma espécie nativa da América do Sul, que se adaptou ao clima do semiárido nordestino, sua madeira de alta qualidade é bastante valorizada na construção civil e marcenaria, mesmo sendo estritamente preservada. Além disso, suas flores multicoloridas são responsáveis pela atração de diversos polinizadores como: abelhas e pássaros.
No Ceará, ela foi escolhida para representar a capital por uma consulta pública em julho de 2020, feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O Ipê-amarelo é considerado um símbolo de beleza e resistência, podendo sobreviver até mesmo a escassez hídrica, anunciando a proximidade das chuvas, com sua melhor florada em meio ao período da caatinga,onde as outras espécies ficam secas e sem vida. O resultado encantador se torna ponto de encontro para fotógrafos, artistas e apreciadores da natureza.
A árvore aparece em diversas cidades do estado, além de Fortaleza, como Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte. Também podem ser encontradas em praças, parques e avenidas. Suas flores tem uma grande influência na biodiversidade desses lugares, já que sua florada amarela atrai diversas espécies de polinizadores e pássaros.
A temporada de Ipê-amarelo no Ceará é um momento especial que celebra a resistência e beleza da natureza. Para os cearenses, é uma época de contemplação e orgulho, pois a paisagem do estado se transforma em uma verdadeira obra de arte natural. Para quem visita o Ceará nesse período, é uma oportunidade de contemplar um dos mais belos espetáculos naturais que o nordeste brasileiro tem a oferecer.
COMMENTS