Rock in Rio: Os 10 maiores shows do maior festival de música do mundo

Rock in Rio: Os 10 maiores shows do maior festival de música do mundo

Em homenagem Ella Fitzgerald, Ângela Lopes canta repertório da Grande Dama do Jazz
2ª edição da Semana do Cinema com ingressos a R$12 e promoções nesta quinta-feira,12
Da terra do sol para City by the Bay: a jornada literária de Nina Montagnet

O evento, que sempre traz grandes estrelas da música, irá completar 40 anos em 2024 em uma edição que será considerada histórica

por Yasmin Boyadjian

Prepare-se para uma viagem no tempo, pois o Rock in Rio está comemorando 40 anos, e nada melhor do que relembrar momentos marcantes desse festival que marcou gerações. Em cada edição, um show se destacou e ficou na memória daqueles que estavam lá (ou assistiram pela TV).  

Para o jornalista Davinilton Aguiar, que está indo para a sua primeira edição do festival, as expectativas estão lá em cima.“Eu acompanho o evento pela televisão desde 2011, então estar indo para o Rock in Rio é a realização de sonho. Pelo que tenho visto, será uma edição bem especial, por conta dos 40 anos do festival”, afirma. 

E aqui vai a lista com os 10 maiores shows de cada edição deste festival tão amado por todos que o acompanham:

1985: Queen – O show que entrou para a história  

Queen, com Freddie Mercury, protagonizou o momento mais emblemático da edição inaugural. Quando o público levantou as mãos para cantar “Love of My Life”, foi como se a música e o público estivessem se tornado uma só voz. Esse show não foi apenas um sucesso, foi um marco.

1991: Guns N’ Roses – O auge do hard rock  

Se 1985 foi do Queen, 1991 foi o ano do Guns N’ Roses. Axl Rose e sua turma estavam no auge e entregaram um show explosivo. Com “Sweet Child O’ Mine” e “Paradise City”, a banda incendiou a Cidade do Rock e fez jus à reputação de bad boys do rock.

2001: Red Hot Chili Peppers – O show da virada  

Após um intervalo de 10 anos sem o festival, quem roubou a cena foi o Red Hot Chili Peppers. A mistura de rock e funk, aliada à uma performance enérgica de Anthony Kiedis e Flea, tornou o show um dos mais memoráveis daquela edição. Com hits como “Californication” e “Scar Tissue”, a banda fez todo mundo cantar junto.

2011: Metallica – Os reis do metal  

Quando o Metallica subiu ao palco em 2011, o metal dominou o Rock in Rio. A banda mostrou por que é uma das maiores do gênero, com clássicos como “Enter Sandman” e “Master of Puppets”, deixando claro que o peso e a intensidade ainda são a alma do festival.

2013: Beyoncé – A diva que dominou o Rock in Rio  

Apesar de ser um festival de rock, 2013 foi o ano em que Beyoncé tomou conta do palco. Com uma produção impecável, coreografias e uma voz poderosa, a artista entregou um show épico, mostrando que o festival abraça todos os estilos musicais. “Crazy in Love” e “Halo” foram alguns dos pontos altos.

2015: Queen + Adam Lambert – O retorno de uma lenda  

Trinta anos depois de seu show icônico em 1985, o Queen voltou ao Rock in Rio. Desta vez, com Adam Lambert nos vocais. A nostalgia tomou conta da Cidade do Rock, e Lambert, com seu talento e presença de palco, honrou o legado de Freddie Mercury, emocionou fãs antigos e novos.

2017: The Who – O rock clássico em sua essência  

Após décadas de espera, The Who finalmente subiu ao palco do Rock in Rio. E não decepcionou. Com hits como “Baba O’Riley” e “Pinball Wizard”, a banda trouxe o puro rock’n’roll e fez história. Pete Townshend e Roger Daltrey mostraram que, mesmo com o passar dos anos, o rock clássico nunca envelhece.

2019: Iron Maiden – Os titãs do heavy metal  

O Iron Maiden já é figurinha carimbada no festival, mas em 2019 a banda britânica deu um show de tirar o fôlego. Com uma produção teatral e com muitos efeitos especiais, Eddie (a famosa mascote da banda) e uma sequência de clássicos como “The Trooper” e “Fear of the Dark”, a banda reafirmou sua posição como uma das maiores no mundo do metal.

2022: Coldplay – As cores reinaram na chuva do Rock in Rio

A banda britânica fez história em uma edição bastante especial do evento. Conhecidos pela magia e pelas cores vibrantes em seus shows, os fãs surpreenderam o grupo ao cantarem “Yellow” e “Paradise” a plenos pulmões. Esse momento marcou a noite como uma das melhores do evento.

COMMENTS

WORDPRESS: 0