Prêmio Gandhi de Comunicação alcança maioridade destacando trabalhos sobre Cultura de Paz

Por 03/12/2025
Prêmio Gandhi de Comunicação alcança maioridade destacando trabalhos sobre Cultura de Paz

Nove categorias da premiação abrem espaço para jornalistas e estudantes, além de contar com cerimônia para homenagear as produções que se destacaram em 2025

Por Gabriela Tavares

Ao chegar à maioridade, o Prêmio Gandhi de Comunicação 2025 irá realizar a 18ª edição nesta quinta-feira, 4, no bloco H, às 19 horas, na Universidade de Fortaleza (Unifor). Iniciativa da Agência da Boa Notícia (ABN), o objetivo da premiação é incentivar a cultura da paz por meio da comunicação. A cerimônia irá contar com a premiação aos profissionais e estudantes que mais se destacaram nas produções.

A jornalista Angela Marinho, coordenadora do Prêmio Gandhi de Comunicação, disse que a premiação chega à maioridade com uma grande aceitação por parte da categoria. 284 trabalhos foram inscritos e submetidos à avaliação de jurados e juradas, em nove categorias, alcançando novo recorde, desde a criação do Gandhi.

“Apesar de oferecer uma recompensa financeira modesta, se fortalece como uma  premiação jornalística respeitada e, podemos dizer, querida pelos profissionais”, analisa a coordenadora sobre o prêmio. 

Angela Marinho, jornalista e coordenadora do Prêmio Gandhi de Comunicação | Foto: Cibele Gomes

“A temática da cultura de paz na comunicação e o incentivo às produções que impulsionam atitudes que beneficiam às pessoas nos parece ser um grande motivador desse crescimento, o que nos alegra e entusiasma para dar continuidade, todo esse tempo”, ressalta Angela.

Concorrem ao prêmio, jornalistas com formação superior e registro profissional. Estudantes também estão participando com materiais que foram publicados nas instituições de ensino, mediante declaração de um professor. 

O prêmio conta com categorias profissionais que abrangem jornalismo impresso/digital, telejornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo, comunicação interna e produtor de conteúdo online. Os prêmios para cada ganhador será de 4 mil reais e certificados individuais. A categoria de produtor de conteúdo online é a única de amplitude nacional, aberta ainda para não profissionais de jornalismo.

Os premiados na categoria estudantil também receberão uma quantia no valor de 2 mil reais e certificado. A premiação é para reportagem de mídia impressa, mídia eletrônica e TCC. Nesta última, o orientador também receberá uma menção honrosa.

Veja também