“Elza” sobe ao palco do Teatro Dragão do Mar em comemoração ao Dia Internacional da Dança

Por 30/04/2026
“Elza” sobe ao palco do Teatro Dragão do Mar em comemoração ao Dia Internacional da Dança

Apresentações gratuitas fazem parte de uma programação que evidencia diferentes poéticas e modos de criação em cena

Por Redação NewsLink

Celebrar a potência da linguagem do movimento, a partir de espetáculos que evidenciam a dança como arte viva, plural e transformadora, atravessada por múltiplas identidades e territórios. É nesta perspectiva que a Semana da Dança está acontecendo no Teatro Dragão do Mar, com programação especial. Marca ainda o Dia Internacional da Dança, comemorado nesta quarta-feira, 29.

A programação foi aberta nesta quarta-feira, com o Corpo Artístico Jovem de Dança, programa da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, apresentando o espetáculo “Ritos”. 

Já na Quinta com Dança, 30, às 19h30, o Núcleo Criativo de Dança do Centro Cultural Bom Jardim apresenta “Elza”. O espetáculo parte da força e da complexidade da trajetória de Elza Soares, figura emblemática da música brasileira, aqui evocada como “a mulher do fim do mundo”. 

Em cena, samba, bossa, suor, sangue e raça se entrelaçam em uma dramaturgia corporal intensa, conduzida por mulheres periféricas que atualizam essa narrativa. Elas atravessam temas como fome, resistência e sobrevivência que evidenciam a potência de uma existência marcada pela reinvenção e pela afirmação constante.

E na sexta-feira, dia 1º de maio, às 19h30, o espetáculo “Diagonais & Labirintos” ocupa o palco propondo uma travessia cênica que entrelaça palavra, música e memória. Sob direção do bailarino Claudio Bernardo, a obra conta com a interpretação de Silvia Moura, Nicole Rocha, Claudia Pires, Gerson Moreno e Sérgio Gadelha. 

Para construir uma cartografia sensível e poética, o espetáculo cruza textos de Ana Miranda e Castro Alves com canções de Milton Nascimento e Caetano Veloso, além de composições de nomes fundamentais da música nordestina dos anos 70, como Ednardo, Fagner e Belchior. Neste encontro de referências e tempos, “Diagonais & Labirintos” desenha conexões afetivas entre o Nordeste brasileiro e o continente africano, criando um percurso de atravessamentos, desvios e encontros.

O espetáculo “Diagonais & Labirintos” leva para o palco as ligações afetivas entre o Nordeste brasileiro e o continente africano

O Centro Dragão do Mar se consolidou como espaço de encontro, criação e circulação da dança no Ceará, por meio de programas como a Quinta com Dança e outras iniciativas que ocupam seus espaços todos os meses. 

Todos os espetáculos acontecem no Teatro Dragão do Mar, com acesso totalmente gratuito, mediante retirada de ingressos uma horas antes na bilheteria.

Serviço:

Semana da Dança no Dragão *sujeita a alterações

Espetáculo “Elza”, com Núcleo Criativo de Dança do Centro Cultural Bom Jardim

Data: 30 de abril de 2026

Local: Teatro Dragão do Mar

Horário: 19h30

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Espetáculo “Diagonais & Labirintos”

Data: 1º de maio de 2026

Local: Teatro Dragão do Mar

Horário: 19h30

Classificação: Livre

Ingresso: Gratuito

Veja também