Dom Quixote e a magia do clássico em versão moderna chega à Caixa Cultural Fortaleza

Dom Quixote e a magia do clássico em versão moderna chega à Caixa Cultural Fortaleza

Dragão do Mar é tema de desfile autoral na 6ª edição do Salão de Moda Ceará
Grupo Formosura estreia “Duplicité” explorando a complexidade do feminino e a dualidade do eu
Murilo Couto prova mais uma vez seu talento em espetáculo que ironiza a cultura de coaching

No palco, Leonardo Brício e Kadu Garcia apresenta, uma versão contemporânea dos desafios e perigos enfrentados pelo fidalgo e seu fiel escudeiro Sancho Pança

Por Letícia Nunes 

A Caixa Cultural Fortaleza será palco da peça “Dom Quixote”, adaptação da obra literária com o mesmo título, de Miguel de Cervantes. O espetáculo estreia nesta quinta-feira, 5, e segue em cartaz até 15 de setembro. Serão dez apresentações às quintas e sextas-feiras, sábados e domingos. 

A adaptação traz uma leitura contemporânea dos desafios e perigos enfrentados pelo protagonista, vivido pelo ator Leonardo Brício, e seu companheiro Sancho Pança, interpretado pelo ator Kadu Garcia.

Leonardo Brício, que dá vida a Dom Quixote, revela ser único poder viver o icônico personagem. “Dar voz e corpo a este ser de coração tão puro e com um amor tão genuíno, é uma lição de vida pra mim”, afirma o artista. 

Para Leonardo o que faz seu personagem ser único é sua visão e opinião sobre ele. O ator também destacou o que mais lhe chama a atenção no protagonista. “É o que move ele, o amor. Mesmo que concretamente seja uma pessoa sozinha, dentro dele existe um amor que o move para a vida, para o mundo e, por isso, ele parte para empreender suas aventuras”, ressalta Brício.

Foto: Carlos Grun

Ao ser questionado sobre a importância de Dom Quixote para a sociedade atual, Brício explica que Quixote é um personagem que sonha com um mundo melhor. “Ele pretende desentortar todas as coisas tortas que existem. Neste sentido é uma loucura necessária no mundo de hoje, pois seu maior intuito é mostrar seu amor aos seus semelhantes”. 

Brício detalhou como é construída a dinâmica entre Dom Quixote e Sancho, vivido por Kadu Garcia. “Nossa relação é o que considero mais cativante, um ensina ao outro, um aprende com o outro, tornando-se uma relação complementar. Acho que o público se identifica e se apaixona por estes seres tão diferentes mas que se completam”, explica o intérprete de Dom Quixote.  

A obra Dom Quixote de La Mancha foi escrita por Miguel de Cervantes (1547-1616) como um deboche aos romances de cavalaria da época. A história narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote, homem de meia idade que, de tanto ler romances de cavalaria, decide se tornar um cavaleiro. Vestido com uma armadura enferrujada e um cavalo, recruta Sancho Pança como seu fiel escudeiro. Quase tudo em sua jornada é fruto de sua imaginação: luta contra moinhos de vento que pensa serem dragões.

A peça traz uma versão contemporânea dos desafios e perigos enfrentados por Dom Quixote. Cavalos e lanças, moinhos de vento e dragões se apresentam hoje na forma de grandes metrópoles e a luta para sobreviver em meio a uma profusão de crises, smartphones e superpopulação. 

SERVIÇO

Dom Quixote 

Elenco: Leonardo Brício e Kadu Garcia

Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Data: 5, 6, 7, 8; 12, 13, 14 e 15 de setembro de 2024.

Horários: quintas e sextas-feiras, às 20 horas / domingo, às 19 horas. Aos sábados, duas sessões, às 17 e às 20 horas.

Ingressos: R$ 15,00 (meia) e R$ 30,00 (inteira) | Vendas na bilheteria da CAIXA Cultural

Bilheteria: das 10 às 20 horas (terça a sábado); 10 às 19 horas (domingos e feriados)

Classificação: Livre

Foto de capa: Carlos Grun

COMMENTS

WORDPRESS: 0