Dois filmes cearenses estão na disputa pela nomeação ao Oscar 2025

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A Academia Brasileira de Cinema divulgou os doze longas que podem ser selecionados para entrar na concorrência pelo Oscar de Melhor Filme Internacional

Por Leonardo Piccinini

A Academia Brasileira de Cinema divulgou a seleção oficial dos filmes que podem concorrer a uma vaga no Oscar 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional. A lista conta com doze longas. O escolhido para representar o país na disputa será divulgado na segunda-feira, 23. Já os finalistas oficiais que disputarão o prêmio, só serão revelados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no dia 17 de janeiro.

Foto: Divulgação

Entre os nomeados, estão duas produções cearenses: “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, e “Vermelho Monet”, do cineasta Halder Gomes. A seleção conta ainda com o aguardado “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que recebeu quase dez minutos de aplausos em sua estreia no Festival de Veneza, e “Cidade; Campo”, da premiada diretora Juliana Rojas. 

De acordo com as regras da premiação, apenas um filme de cada país pode concorrer à estatueta de Melhor Filme Internacional. A última aparição do Brasil na categoria foi em 1999 com “Central do Brasil”, de Walter Salles. Na ocasião, Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, mas inexplicavelmente acabou perdendo para Gwyneth Paltrow, por Shakespeare Apaixonado; uma mágoa que os brasileiros guardam até hoje.

Confira abaixo a pré-lista completa dos filmes nacionais que podem concorrer ao Oscar 2025:

– A Metade de Nós, de Flávio Botelho;

– Ainda Estou Aqui, de Walter Salles;

– Cidade; Campo, de Juliana Rojas;

– Estômago 2 – O Poderoso Chef, de Marcos Jorge;

– Levante, de Lillah Halla;

– Motel Destino, de Karim Aïnouz;

– Ninguém Sai Vivo Daqui, de André Ristum;

– O Sequestro do Voo 375, de Marcos Baldini;

– Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges;

– Sem Coração, de Nara Normande e Tião;

– Vermelho Monet, de Halder Gomes;

– Votos, de Ângela Patrícia Reiniger.

Foto de capa: Al Seib/A.M.P.A.S. via Getty Images

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