DCE afirma “menstruação é questão de saúde pública” e lança campanha de dignidade menstrual 

Por 12/03/2025
DCE afirma “menstruação é questão de saúde pública” e lança campanha de dignidade menstrual 

A iniciativa começa nesta quarta-feira, 12, e segue até dia 31 de março, com objetivo de garantir acesso gratuito a absorventes nos banheiros da Unifor 

Por Giulia Tessmann

A partir desta quarta-feira, 12, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Fortaleza (Unifor) começou uma campanha de dignidade menstrual dentro dos banheiros do campus. Até o dia 31 de março a entidade vai garantir a disponibilização gratuita de absorventes nos banheiros do térreo dos blocos H, T, D, K, F e Medicina Veterinária.

De acordo com Felipe de Morais, presidente do DCE, o objetivo da campanha é garantir o acesso gratuito a absorventes nos banheiros da Unifor. Ele espera que essa iniciativa ajude a combater a precariedade menstrual, “garantindo que ninguém precise faltar a aula ou passar por constrangimentos por não ter um absorvente disponível”.

“Menstruação é uma questão de saúde pública e deve ser tratada como tal”, afirma Felipe. De acordo com o Ministério das Mulheres, pesquisas mostram que uma a cada quatro meninas faltam à escola durante a  menstruação, o que traz prejuízos à sua aprendizagem. Na mesma pesquisa, também afirmam que 4 milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas (acesso a absorventes e instalações básicas, como banheiros e sabonetes).

A recepção tem sido muito positiva na visão de Felipe, e para ele isso comprova que a pauta é necessária e bem recebida pela comunidade acadêmica. “Já tivemos retorno de várias pessoas que menstruam dizendo que gostaram muito da iniciativa”, explica. O projeto também já coletou mais de 100 assinaturas em apoio à proposta lançada pelo DCE, que cobra da Unifor a inclusão dos absorventes como item essencial nos banheiros femininos. 

A iniciativa promove a igualdade e bem-estar para pessoas que menstruam. O presidente do DCE informa que, “abrir essa pauta ajuda a quebrar o tabu em torno da menstruação e reforça a importância de políticas institucionais voltadas para a equidade de gênero”. 

“Queremos continuar mobilizando estudantes e promovendo o debate sobre a dignidade menstrual dentro da Unifor”, finaliza Felipe. Agora, o foco do projeto é expandir para mais blocos, garantir o abastecimento contínuo dos absorventes e seguir dialogando com a universidade para que a iniciativa se torne permanente. 

Clique aqui para assinar em apoio ao projeto

Fotos: Divulgação 

Veja também