“Contribuições da Psicologia Ambiental para Educação” é temática  de encontro na Unifor

Por 18/08/2026
“Contribuições da Psicologia Ambiental para Educação” é temática  de encontro na Unifor

Evento será realizado no início da próxima semana e promove reflexões sobre a influência do meio ambiente, sua relação com os espaços e os processos de aprendizagem 

Texto produzido por Ana Albuquerque  / Edição: Kátia Patrocínio

Pela terceira vez, o Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA) realiza o Encontro de Psicologia e Relações Ambientais no período de 17 a 20 de Agosto. Este ano, o evento tem como parceiros o projeto PRÓINCLUSÃO, da Universidade Federal do Ceará, e o programa Todos os Sentidos, da Rádio Universitária, também da UFC.   

Segundo a psicóloga e professora Karla Patrícia Martins, uma das organizadoras do encontro, o objetivo é fortalecer a discussão da relação pessoa-ambiente no meio acadêmico, destacando como características ambientais, econômicas, culturais, e relacionais interferem no processo de aprendizagem. 

“A psicologia ambiental tem muito o que colaborar com a educação de forma direta, e esse ano, o que estimulou a temática desta edição foi o fato da Universidade de Fortaleza, assim como outras instituições, estarem recebendo muitos professores da Secretaria Municipal da Educação para realizar mestrado e doutorado, algo que está sendo estimulado pelos educadores”, afirma Karla. A saúde mental, a educação e sua relação com a cidade são assuntos também  trazidos por eles, destaca a professora. 

Entre os convidados para debater temas acerca das Contribuições da Psicologia Ambiental da Educação estão: Francisca Geny Lustosa, professora da Faculdade da Educação da UFC, onde trabalha como pesquisadora na área de Educação Especial Inclusiva, também membro da Comissão de Direitos Humanos da UFC e editora-chefe da revista Teceres.

O professor espanhol Eládio Heredero, especialista e referência internacional em Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), fará a conferência de abertura do encontro. As mesas ocorrerão de forma híbrida, para que pesquisadores de Fortaleza assim como de outras regiões do país possam dialogar e o público interagir simultaneamente apesar da distância.

Terceiro Encontro de Psicologia e Relações Humano-Ambientais propõe diálogo entre psicologia ambiental e educação / Imagem: Getty Images

As temáticas das mesas vão desde a relação da escola com a cidade, bairros e seus arredores até à relação pessoa-ambiente e uma educação contextualizada sobre os problemas dos entornos das escolas. A inclusão da educação indigena e de pessoas que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista, TDAH e outros transtornos que possuem sensibilidades a educação também serão discutidos durante o encontro.

Veja também