Celma Prata revisita o sertão em novo romance, “Uma sorte ruim”, em Fortaleza

Celma Prata revisita o sertão em novo romance, “Uma sorte ruim”, em Fortaleza

Top eventos literários imperdíveis do 2º semestre de 2024
Dom Quixote e a magia do clássico em versão moderna chega à Caixa Cultural Fortaleza
Dragão do Mar é tema de desfile autoral na 6ª edição do Salão de Moda Ceará

Lançamento do livro traz de volta a ancestralidade da autora cearense, com personagens fortes e uma narrativa inspirada em figuras históricas

Por Mariah Salvatore

Celma Prata, escritora e jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), irá lançar o mais recente livro, “Uma sorte ruim”, na quarta-feira, 25, no Ideal Clube, às 19h30. Com uma carreira respeitada tanto na literatura quanto no jornalismo, ela apresenta neste romance uma história marcada pela busca, pela perda e pela ancestralidade nordestina. 

Em entrevista para o Newslink, a autora compartilhou suas inspirações para o novo romance. Uma Sorte Ruim surge como uma continuação da temática abordada em seu anterior, Bodum, que marca a transição para um cenário mais intimista e rural, inspirado pelo sertão nordestino. 

“Foi como um chamado da ancestralidade”, afirmou. No novo livro, a escritora explora um sertão despovoado de outros séculos, em uma narrativa que conecta memórias pessoais e coletivas. 

A história se passa em meio à seca de 1932 e acompanha Albertina, uma mulher que, forçada pelo marido, Liduíno, a deixar a filha recém-nascida para trás, parte em uma jornada dolorosa em busca da criança perdida. 

A narrativa incorpora personagens históricos, como Padre Cícero, Maria Bonita e Lampião, e traz à tona a dura realidade dos nordestinos. Inspirada em Vidas Secas, de Graciliano Ramos, a obra ganha contornos de suspense e drama histórico.

Celma também destacou a influência do jornalismo em sua escrita. “A profissão de jornalista me apresentou várias faces da humanidade que provavelmente eu não conheceria em outra profissão”, reflete. A escritora utiliza a formação para criar histórias que não apenas emocionam, mas também provocam reflexões sobre questões sociais.

Com o lançamento de Uma Sorte Ruim, ela espera que seus leitores se sensibilizem com o drama dos nordestinos excluídos. “O sofrimento de Albertina atinge a todos nós”, diz a autora, que acredita no poder da literatura para transformar realidades.

O evento de lançamento promete ser um marco na carreira de Celma, que segue consolidando sua presença na literatura cearense e brasileira.

SERVIÇO

Lançamento do romance Uma sorte ruim, de Celma Prata

Data: Quarta-feira, 25 

Horário: 19h30 às 22 horas 

Local: Ideal Clube – Avenida Monsenhor Tabosa, 1381 Meireles

Ingressos: disponíveis exclusivamente pelo Sympla

COMMENTS

WORDPRESS: 0