Caixa Cultural apresenta “Sarau Entre Linhas e Versos: Trajetórias Femininas” 

Por 13/03/2025
Caixa Cultural apresenta “Sarau Entre Linhas e Versos: Trajetórias Femininas” 

O evento celebra o mês da mulher com uma programação especial neste fim de semana, repleta de atrações diversificadas para refletir a história de mulheres ligadas aos universos culturais

Por João Vitor Saraiva

Acontece neste fim de semana, 15 e 16 de Março, o “Sarau Entre Linhas e Versos: Trajetórias Femininas”, uma programação especial da Caixa Cultural de Fortaleza para comemorar o mês de março, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O evento reúne atividades artísticas com o tema principal sendo a participação feminina na história. Durante os dois dias, o sarau finaliza com exibição do espetáculo “Tarsila”, encenado pelo Grupo Mirante de Teatro da Universidade de Fortaleza (Unifor).

As atrações confirmadas são as rodas de conversas com as atrizes Annalies Borges e Hertenha Glauce, diretora da peça “Tarsila”, no dia 15. No domingo, 16, a artista Déborah Santos compartilha sua experiência como dançarina e diretora de uma companhia de danças formada por mulheres, além da apresentação de seu livro “Fragmentos Espiralados”. Na programação, os dois momentos acontecem às 16 horas.

O evento também conta com um espaço para a divulgação de arte com o Microfone Aberto, onde o público pode usar para narrar crônicas, contos de poemas e ler cartas, com o intuito de expressar e contemplar a literatura feminina. Além disso, expositores convidados farão parte da Feirinha Criativa, onde poderá ser encontrado produtos ligados ao universo da cultura e literatura, valorizando a criatividade de trabalhadores locais.

Reprodução Instagram

A apresentação do Grupo Mirante de Teatro com a peça teatral “Tarsila” encerra ambos os dias de evento. O espetáculo conta a história da pintora modernista Tarsila do Amaral a partir de uma viagem pelas memórias e afetos próximos, levando para o palco figuras marcantes da arte brasileira.

Hertenha Glauce explicou como surgiu a ideia de montar a peça com base na história de Tarsila. “O espetáculo surgiu a partir de um desafio lançado pelo então chanceler Airton Queiroz, em 2016, ao Grupo Mirante de Teatro Unifor para montar a peça da Maria Adelaide Amaral.  De pronto, aceitamos o desafio, que mais parecia um convite. Foram dois meses de um mergulho profundo no universo dos nossos protagonistas Tarsila do Amaral,  Anita Malfatti,  Oswald de Andrade e Mário  de Andrade.  Um privilégio!”

Imagem do espetáculo “Tarsila” apresentado pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor | Foto: Ares Soares

Já sobre as reflexões que o público deve ficar de olho na peça teatral, a diretora diz acreditar “que o teatro tem como premissa fundamental  trazer reflexões, questionamentos e beleza. Assim, espero que a história dessa mulher fantástica, proporcione tudo isso e que todos saiam do teatro encantados. É uma peça linda!” 

A arte pode ser uma das ferramentas chaves para pautas bastante importantes com a visibilidade das vozes femininas, segundo Hertenha. “O teatro é muito potente e tem em sua gênese, a possibilidade de transformação. Conhecer a história, as dificuldades e belezas de uma mulher tão criativa, tão forte, é, em si, trazer visibilidade às mulheres. Anita Malfatti diz na peça à Tarsila: “Você não perdeu a capacidade de ser feliz.” Que todas as mulheres nunca percam a capacidade de buscar a felicidade”, ressaltou a diretora.

Serviço

Data: 15 e 16 de março | Horário: 16h | Local: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema | Classificação indicativa: Livre | Não requer inscrição prévia | Os ingressos para o espetáculo serão distribuídos uma hora antes do início, limitados a 160 lugares

Veja também