Bola de Ouro 2024 revela os 30 indicados ao prêmio mais esperado do ano; Vini Jr é destaque

Vaiar nunca foi tão importante: deputados aprovam criação do Dia da Vaia Cearense
Samba é reconhecido oficialmente como manifestação cultural nacional 
Fome de escrever

Tarciane, Gabi Portilho, Savinho e Arthur Elias são outros representantes do Brasil na lista seleta entre homens e mulheres; pela primeira vez Messi e Cristiano Ronaldo estão fora da premiação

Por Yasmin Boyadjian

A Bola de Ouro 2024 é, certamente, o desejo de muitos jogadores e jogadoras de futebol. Ganhar este prêmio é um símbolo na carreira de atletas e que entrou na lista seleta dos grandes craques do mundo esportivo. 

A revista France Football, em parceria  com a FIFA, entregou as premiações de 1956 até 1994 só para europeus. Mas Alfredo Di Stéfano e Omar Sivori, que eram argentinos, receberam o prêmio por serem cidadãos espanhol e italiano, respectivamente. Na edição de 1995 o primeiro jogador não europeu a vencer a Bola de Ouro foi o liberiano George Weah, na época jogador do Milan, da Itália. 

Ainda existia restrição para jogadores que jogavam em outro local que não fosse a Europa. Em 2007, a revista autorizou que todas as ligas de outros continentes pudessem concorrer à tão famosa premiação.

É por este motivo que Pelé ou Maradona nunca foram Bola de Ouro. Em 2015, quando fez 60 anos, a France Football fez uma revisão de todos os seus prêmios anteriores com base nas regras atuais e reconheceu que o Rei do futebol levaria o troféu sete vezes: 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970.

Até 2023 houve uma hegemonia entre dois jogadores bastante famosos, Lionel Messi, agraciado oito vezes com prêmio, e Cristiano Ronaldo, cinco vezes vencedor. 

Na premiação deste ano, porém, o fim da era dos dois maiores jogadores do século XXI foi decretada, após os dois astros não estarem na lista dos 30 indicados ao “Ballon d’Or. Com isso, uma nova leva de craques se abre para os horizontes do futebol e a diferentes caminhos que esses atletas terão que percorrer. 

Entre os 30 indicados masculinos constam nomes famosos e que já são cravados como os melhores do mundo, como Erling Haaland, Kylian Mbappé, Jude Bellingham e o grande nome brasileiro das últimas temporadas e um dos favoritos ao prêmio, Vinicius Jr. 

Além deles, outra importante premiação será a Bola de Ouro feminina, que contará com duas brasileiras que se destacaram nas Olimpíadas, Gabi Portilho, jogadora do Corinthians, e Tarciane, do Houston Dash, serão as representantes.

O prêmio para as mulheres começou a ser distribuído em 2018. A brasileira Marta foi a que chegou mais perto em 2018, assumindo a quarta colocação. A maior vencedora do “Ballon D’Or” feminino é a jogadora meio-campista Alexia Putellas, do Barcelona..

Há outros representantes brasileiros na disputa: Savinho, do Manchester City, no Troféu Kopa, prêmio concedido ao jogador de melhor desempenho antes dos 21 anos; e o treinador Arthur Elias, da Seleção Brasileira, que também concorre ao Técnico do Ano pelo futebol feminino. 

A premiação irá ocorrer dia 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. 

   Lista com os 30 indicados futebol masculino / Foto: Instagram/tntsports
Lista com os 30 indicados futebol feminino / Foto: Instagram/tntsports
Lista dos indicados a melhor técnico feminino / Foto: Instagram/tntsports
Lista com os indicados para o Troféu Kopa / Foto: Instagram/tntsports

COMMENTS

WORDPRESS: 0