Energias limpas com justiça climática são temáticas de livro que será lançado na Unifor

Energias limpas com justiça climática são temáticas de livro que será lançado na Unifor

As cores de Portugal: uma jornada visual revelando histórias de um intercâmbio
No Dia do Idoso, o olhar sobre a terceira idade é ressignificado como fase de novas conquistas
Escola Yolanda Queiroz comemora o Dia das Crianças com muita diversão e criatividade

Autora Fabíola de Araújo, egressa do mestrado em Direito Constitucional, contou com orientação da professora Gina Pompeu para a elaboração da pesquisa que propõe um olhar crítico sobre as políticas energéticas

Por Redação NewsLink

A transição energética, com destaque para os aspectos legais e técnicos envolvidos na instalação, manutenção e descomissionamento de tecnologias de energia limpa. Estas são as questões tratadas no livro “Energias Limpas: instalação, manutenção e descomissionamento diante do cenário da transição energética e da justiça climática”, da advogada Fabíola de Araújo Rocha. O lançamento da obra será nesta quarta-feira, 9, às 17 horas, no Núcleo Diálogos, no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Publicada pela Editora Fundação Fênix, a publicação é resultado da dissertação de mestrado de Fabíola, egressa do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor. Membro da Comissão para Estudos sobre Hidrogênio Verde da OAB/CE e consultora de energia e ambiental, contou com a orientação da professora Gina Pompeu para a elaboração da pesquisa.

Livro prioriza a relação entre o mercado de transição energética por um conceito jurídico de energias limpas

Gina é docente do PPGD, coordenadora do Grupo de Pesquisa Relações Econômicas, Políticas, Jurídicas e Ambientais na América Latina (REPJAAL) e do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI).

Pesquisa de Fabíola analisa as implicações das novas matrizes energéticas relevantes haja vista o potencial brasileiro, notadamente no Estado do Ceará

A consultora disse que a pesquisa no mercado de transição energética lhe desperta a atenção pelos vieses que esta ambiência porta na viabilidade de conciliar desenvolvimento sustentável com novas tecnologias, geração de emprego e renda. E acrescentou: “bem como a zelar pela primazia na preservação da natureza mediante novas tecnologias de descarbonização das matrizes de produção, distribuição e comercialização de energia”, ressaltou.

Fabíola de Araújo destacou ainda que a atuação profissional da advocacia, docência e pesquisa no Direito Constitucional, Econômico, Societário, Ambiental, Notarial, dentre outras áreas afins, se completam em “Energias Limpas”. O livro enfatiza, além disso, a importância da justiça climática, propondo um olhar crítico sobre como as políticas energéticas podem ser implementadas de forma equitativa e sustentável.

Coordenadora do Grupo de Pesquisa REPJAAL, Gina Pompeu é professora Titular de Direito Constitucional e Ambiental

Já professora Gina Pompeu considera que o estudo prioriza a relação entre o mercado de transição energética por um conceito jurídico de energias limpas. “Ao mesmo tempo observa as relações antropocêntricas e ecocêntricas em face da responsabilidade de discernir sobre ações capazes de restaurar o equilíbrio diante das mudanças climáticas”, conclui a coordenada do REPJAAL e do NEI.

> Clique aqui e leia o livro na íntegra

Serviço

Lançamento do livro “Energias Limpas: instalação, manutenção e descomissionamento diante do cenário da transição energética e da justiça climática”

Data: 9 de outubro

Horário: 17 horas

Local: Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor

(Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)

COMMENTS

WORDPRESS: 0