As cores de Portugal: uma jornada visual revelando histórias de um intercâmbio

As cores de Portugal: uma jornada visual revelando histórias de um intercâmbio

Mostra itinerante faz homenagem a Bárbara de Alencar nos 200 anos da Confederação do Equador
Vaiar nunca foi tão importante: deputados aprovam criação do Dia da Vaia Cearense
Autoridades participam de II Congresso Internacional para Combate à Violência de Gênero

Em ensaio fotográfico de Vitória Castro, estudante de Jornalismo da Unifor, as cidades do Porto e Póvoa de Varzim ganham vida, captando não apenas suas paisagens deslumbrantes, mas também as emoções que permeiam esses lugares. As imagens oferecem uma perspectiva íntima e imersiva, onde o cotidiano se mistura com a beleza natural

Por Vitória Castro (*)

Ao longo de um intercâmbio em Portugal, essa série de fotografias capturou a essência das cidades do Porto e de Póvoa de Varzim. Refletiu não apenas as paisagens, mas também as emoções vividas ao longo de diferentes estações do ano. As imagens são um testemunho visual de uma experiência imersiva, onde o cotidiano e a beleza natural se encontram.

No Porto, as famosas caves de vinho do Cais de Gaia, onde o prestigiado vinho do Porto é armazenado, foram retratadas sob a luz suave do pôr do sol de primavera. A luz dourada do final do dia ajuda a capturar o contraste entre a tradição e a modernidade da paisagem urbana, criando uma paleta de cores quentes que revela a beleza singular desta cidade histórica.

Em Póvoa de Varzim, a imensidão do Atlântico e a tranquilidade da vida à beira-mar são os elementos centrais das imagens. As fotografias, feitas durante o outono, refletem a transição das estações, quando o vento frio do mar encontra as praias e o céu assume um tom mais tímido. A vastidão do azul, também dá espaço para as nuvens dramáticas, oferece uma composição que simboliza as nuances do litoral português.

Além das paisagens naturais, as imagens dentro do metrô revelam cotidiano dos habitantes, realçando o contraste entre a modernidade dos transportes públicos e a tradição presente em cada estação dessas cidades. Esse contraste é um testemunho da convivência harmoniosa entre o antigo e o novo em Portugal.

As fotografias também incluem registros de momentos íntimos com a família, que aparece integrada às paisagens, simbolizando a conexão emocional vivida durante o intercâmbio.

O céu, presente em muitas das imagens, surge como um elemento constante e contemplativo, refletindo o espírito de descoberta que marcou essa a experiência em Portugal.

Essas imagens, convidam o observador a não apenas apreciar as paisagens portuguesas, mas também a sentir as emoções e a atmosfera que são transmitidas a cada cenário. As fotos são um testemunho da riqueza cultural e natural de Portugal, apresentando um olhar único sobre as diversas faces do país.

(*) Aluna do 6º semestre do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), estudou por intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto – Escola de Média, Artes e Design (ESMAD), curso de Cinema e Audiovisual na cidade do Porto, em Portugal.

COMMENTS

WORDPRESS: 0