7ª Conferência da Cidade de Fortaleza reúne participantes para debates sobre desafios urbanos 

Por 26/06/2025
7ª Conferência da Cidade de Fortaleza reúne participantes para debates sobre desafios urbanos 

Após intervalo de novo anos, o evento retorna nesta sexta, 27 e  sábado, 28 de junho, num momento de escuta e discussão para melhoria do município   

Por Klara Gurgel 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan), organiza a 7ª Conferência da Cidade de Fortaleza, nesta sexta, 27, e  sábado, 28 de junho, no anexo da Assembleia Legislativa do Ceará, na Escola Superior do Parlamento Cearense. A conferência debate os principais desafios urbanos da cidade, com um espaço de escuta e formulação de propostas. 

O evento terá o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, dividido em cinco eixos de discussão: Mobilidade Urbana Sustentável; Meio Ambiente e Mudança Climática; Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável; Governança Compartilhada e Acolhimento; e Segurança Pública e Assistência Social. Com o plano de contribuir com soluções concretas. 

Conferência da Cidade de Fortaleza retorna após nove anos | Foto: Ipplan 

Durante os meses de maio e junho foram realizadas reuniões pré-conferência, onde os 121 bairros foram divididos em 39 territórios, com  participantes de diferentes regiões da cidade, garantindo uma escuta ativa e plural. Foram apresentadas propostas nesses encontros que servirão como base para a Conferência de Fortaleza.    

A organização conta com a parceria de movimentos sociais, entidades de classe, universidades e coletivos urbanos, que se somam na construção de um espaço plural e participativo. A ideia é garantir que a conferência não seja apenas um espaço de fala, mas também de escuta e transformação. O evento retorna após um intervalo de nove anos e marca também a retomada da etapa nacional, que estava paralisada há mais de uma década.

Artur Bruno, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), relatou um pouco sobre como ocorre a conferência e como ela vai além dos planos feitos para a cidade. “A conferência, além de discutir as questões da nossa cidade, e isso será incorporado ao plano plurianual, as pessoas também vão debater e discutir o desenvolvimento urbano das cidades brasileiras, de uma maneira geral”, relatou o presidente. 

Veja também