Quem Somos

Pesquisadores Andrey Chaves, Delano Lima, Wagner Borges e Carlos Bittencourt durante seminário de apresentação do NEPCE, “Ciências de Dados Aplicadas à Comunicação” no teatro Celina Queiroz. (Foto: FotoNIC)

Em 2019 nasce no NEPCE, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Comunicação Empresarial, realizando trabalhos convergentes no âmbito da comunicação empresarial e os efervescentes tópicos relativos ao data science e mineração de dados no contexto da comunicação. Desta forma, o NEPCE de forma pioneira, trouxe para o curso de Jornalismo e também para o CCG, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, tópicos referentes ao uso de modelos de classificação de dados, processamento de linguagem natural e agrupadores em uma perspectiva absolutamente focada na compreensão de cenários de gestão e de comunicação, em especial.

Neste processo, exercendo seu caráter pedagógico do NEPCE, recebemos alunos do curso de Jornalismo, que passaram a dialogar com estas abordagens no contexto da comunicação. Para além do curso de Jornalismo, recebemos alunos dos diversos cursos que compõe o CCG, reforçando o caráter multidisciplinar de nossas atividades.

Destacamos o desenvolvimento do artigo Análise De Posicionamento De Mercado – Proposição De Modelo De Classificação De Dados Não Estruturados, apresentado no encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. Este mesmo trabalho será apresentado no VII ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO – EnADI 2020 e publicado nos anais eletrônicos da ANPAD e posteriormente publicado no Brazilian Journal of Development. O NEPCE tem desenvolvido pesquisas relativas à comunicação corporativa, em especial a comunicação relativa à sustentabilidade. Neste sentido, no ano de 2021, os professores que compõe o núcleo, em conjunto com outros pesquisadores, tiveram trabalhos aprovados no EnANPAD 2021 (Encontro da ANPAD, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) 2021, no XXIV SemeAD (Seminários em Administração), evento promovido pela USP (Universidade de São Paulo) e no 32º ENANGRAD (Encontro Nacional de Cursos de Administração). Estas iniciativas solidificam a importância do núcleo na produção acadêmica de alto nível relativas à comunicação corporativa, enquanto uma de suas missões principais.

Buscando atender a um de seus propósitos, o NEPCE utiliza-se de ferramentas, aplicações, tecnologias e modelos estabelecidos no contexto da análise e mineração de dados, para o fomento da compreensão de cenários de comunicação. Conectando desta forma o curso de Jornalismo com as práticas mais atuais no prospecto da comunicação corporativa em caráter global, com inerente e necessário caráter multidisciplinar.

Equipe NEPCE:

Carlos Bittencourt – Professor e pesquisador.
Delano Lima – Professor e pesquisador.
Wagner Borges – Professor e pesquisador.

Fundação Edson Queiroz – Universidade de Fortaleza

Centro de Comunicação e Gestão – CCG
Diretora do CCG: Danielle Batista Coimbra
Coordenador do Curso de Jornalismo: Wagner Borges