5 principais erros de ENGAJAMENTO

  • Não ter uma persona definida.
  • Falta de frequência dos posts.
  • Conteúdo irrelevante.
  • Falta de relação com o público.
  • Não avaliar seus resultados
  1. Não ter uma persona definida:

     Basicamente, persona é uma representação fictícia ideal do cliente de um negócio. A persona é baseada em fatos reais sobre comportamentos e características do cliente e serve para traçar objetivos da marca em diversos aspectos (branding, identidade visual, planejamento, etc).

     Um dos maiores erros cometidos que comprometem o engajamento é não ter uma persona definida! A persona é um importante sinalizador para guiar o processo estratégico e para ajudar no processo de crescimento da sua rede social, pois ela:

  •    Direciona as estratégias promocionais do seu negócio.
  •    Mostra o tipo de comunicação que você deve utilizar.
  •    Sinaliza os conteúdos que o público-alvo mais se interessa.
  • Indica o meio vinculativo que seus posts deverão ser postados.

2. Falta de frequência nos posts: 

     A frequência de interação nas redes sociais é um ponto muito importante para o alcance do sucesso de engajamento nesse meio. Sem essa frequência, seu público-alvo irá ficar cada mais mais desinteressado pelo seu conteúdo, além de deixar de passar o “ar da credibilidade”. 

     Ademais, a partir da frequência interativa, é possível identificar o melhor horário e os melhores dias para as postagens e, dessa forma, conseguir atingir com mais facilidade o seu público-alvo.

3. Conteúdo Irrelevante 

     Não adianta de nada ter noção do seu público e uma boa frequência de postagens se o conteúdo das publicações não for de qualidade! O conteúdo sempre precisa ter relação com a proposta do negócio e deve-se mostrar domínio do conteúdo para o público. É bom sempre utilizar formatos padrões e nem sempre perder o timing, pois os usuários buscam na internet a informação sempre em 1ª mão. Tudo muda o tempo todo, e os seus conteúdos devem acompanhar as novidades.

4. Falta de relação com o público

     A relação empresa-cliente é de extrema importância para conquistar um público fiel. Muitas empresas sequer se importam com os canais de comunicação com o cliente e isso prejudica muito a interação entre ambas as partes!

Atualmente, as relações de mercado se pautam bastante na relação da marca com o público e na percepção de proximidade que os clientes têm sobre tais marcas, por isso é sempre imprescindível que haja uma certa proximidade, seja por resposta de comentários, pela atenção nos directs do Instagram ou pelo bom atendimento ao consumidor.

5. Não avaliar seus resultados

     “Como saber se o meu planejamento está dando certo? Meus resultados são positivos ou negativos? O caminho é esse?”

     Estas são algumas perguntas que muitas pessoas fazem e a resposta inicial é sempre a mesma: mensure os seus resultados! Para saber sobre sua atual situação é importante, antes de tudo, analisar essa situação. Muitas redes sociais, como o Instagram, utilizam as métricas de engajamento mais famosas para avaliação dos resultados de cada perfil, são essas:

  • Alcance: Número de usuários que visualizaram sua publicação.
  • Curtidas: Ótimo para saber em quantas timelines seus posts estão passando.
  • Engajamento: Relações em geral – cliques, curtidas, reações, compartilhamentos.

Texto por: Iago Félix

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