O que é Branding, afinal?

O que é Branding, afinal?

Você já ouviu falar na palavra Branding? Sabe o que é? Esse conceito é algo que está super na moda de uns tempos para cá, mas pouca gente realmente sabe do que se trata. Branding é a gestão de uma marca.  Um trabalho realizado com o objetivo de tornar uma marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores. Envolve desde a concepção da marca, a essência, como ela começou, até as ações cotidianas de marketing da empresa.

Para construir um Branding é algo bem relativo, varia de marca para marca dependendo das suas características, é um conjunto de ações cujo resultado é sentido algum tempo depois, afinal, uma marca forte e consolidada, normalmente, não é construída da noite para o dia.

Mas como fazer um bom Branding? Para começar, é fundamental que você saiba que os principais defensores da sua marca deverão ser as primeiras pessoas a ter contato com seus produtos e serviços: os seus colaboradores diretos (interno).

Para isso você precisa de alguns elementos:

  • Conhecimento: o quanto as pessoas entendem os valores e objetivos da sua marca.
  • Proteção: o quanto ela está protegida de diversas maneiras.
  • Comprometimento: o quanto a empresa se compromete com o que a marca defende.
  • Capacidade de adaptação: o quanto a marca está alinhada ao mercado.

Então, para o branding as percepções do público (externo) sobre a marca também são importantes. Os elementos principais são:

  • Autenticidade: sua marca precisa ter valores claros
  • Relevância: ela precisa provocar mudança na vida das pessoas
  • Diferenciação: ela precisa se distinguir claramente da concorrência
  • Presença: ela precisa estar presente em nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas
  • Entendimento: as pessoas precisam entender a que você veio
  • Consistência: a sua marca precisa atender as expectativas

Então, o Branding é basicamente o trabalho que se faz para criar e gerir uma marca da construção de sua essência até a percepção do seu público-alvo por suas características.

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