TUTORIAL: Recorte com Fundo Transparente no Photoshop

Não sabe como deixar a imagem com aquela transparência no fundo usando o Photoshop? Quer fazer um recorte bacana, porém não sabe por onde começar?

No tutorial de hoje iremos ensinar como fazer aquele recorte legal para usar nas suas montagens e edições. Para fazê-lo, você precisa ter um conhecimento básico do Photoshop e algumas de suas ferramentas. Existem várias formas de criar um recorte de imagem com o programa, como a ferramenta de Layer Mask ou até mesmo as que selecionam as cores da área, mas hoje vamos focar no recorte mais simples usando a ferramenta Lasso.

1: Escolhendo a imagem.

O primeiro passo é você escolher sua imagem. Uma imagem nítida e com uma alta resolução é uma boa imagem para você usar no seu projeto, pois assim facilitará o trabalho com o recorte, além de preservar os detalhes da mesma.

 

No segundo passo, você vai importar a imagem escolhida para dentro do programa. Depois de fazer isso, vá até a seção das camadas e duplique a imagem importada, apagando a camada da imagem original que foi importada para o programa. Em seguida, clique na opção chamada “Criar nova camada”.

 

 

2: Lasso Tool

O terceiro passo é criar/fazer os recortes. Para isso, será necessário o uso de uma ferramenta básica chamada Lasso (ou apenas L se for usar o atalho no teclado). Nas atuais versões do programa, existem três funções diferentes da mesma ferramenta, e cada uma delas será recomendada baseando-se no tipo do seu projeto.

Com a primeira, “Lasso Tool”, você pode fazer o recorte usando apenas o mouse e sua coordenação motora. O Lasso Tool é um bom recurso, porém ainda não é o recomendado, pois qualquer erro pode afetar o desempenho do recorte, tendo que começar tudo de novo para alcançar o resultado ideal.

A segunda opção é o “Polygonal Lasso Tool”. Essa opção permite fazer recortes em imagens mais geométricas traçando retas ao seu redor. É uma boa opção, pois caso alguma parte do recorte saia errado, você pode desfazer a última reta com a tecla “backspace” do teclado. Não é uma ferramenta recomendada para imagens com muitas curvas, como a usada no exemplo.

Já o Magnetic Lasso Tool é uma ferramenta disponível em versões mais atuais do programa. Ela permite traçar a linha do recorte automaticamente, baseando-se nas cores e pixels da imagem utilizada. É uma opção bastante útil caso sua imagem possua cores que não variam muito, mas nem sempre a ferramenta garante um bom resultado.

Depois de escolhida a ferramenta, é importante fechar a área selecionada e em seguida deletar a mesma. Caso a área selecionada for a inversa, basta inverter a seleção com o comando Select Inverse (ou Ctrl+Shift+I no teclado)

3: Salvando a Imagem

 

Com o processo anterior, a imagem terá que ficar assim, com esse fundo quadriculado. Este já indica que a imagem está habilitada para a transparência e pronta para salvar. Para habilitar a transparência na imagem, salve-a no formato PNG.

 

Depois de salva, a imagem está pronta para ser utilizada em seu projeto.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *