[Foca nessa] Um mergulho no rádio cearense

Sede da Ceará Rádio Clube. Foto: Reprodução
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Por Isabelli Fernandes

O legado do rádio perpassa a história da capital cearense de diversas maneiras. Ao caminhar pelas ruas da Barra do Ceará, a população e os visitantes da cidade podem chegar a Av.  Radialista José Lima Verde. A paisagem vista por quem passa na avenida pode até ofuscar os elementos da cidade e, até, esconder as placas que a indicam, mas, não dispensam a relevância do personagem que deu nome a via. José Lima Verde começou no Ceará Rádio Clube ao lado de João Dummar, iniciativa que marcou a história do rádio na Terra da Luz.

No Ceará, o rádio foi inaugurado oficialmente em 1934, com o Ceará Rádio Clube por João Dummar. O começo no Ceará foi uma felicidade: a rádio trazia vários cantores de sucesso na época, como Francisco Alves, o que mobilizava os ouvintes em Fortaleza.

O Ceará Radio Clube não viveu só de música. A emissora se engajou na política e sofreu com os artifícios da censura. Em um dos episódios foram injustamente proibidos de realizar uma matéria na Assembleia Legislativa, fato que mobilizou a população na intenção de garantir a liberdade de noticiar os acontecimentos, como conta a professora de Comunicação Social, Katia Patrocínio.

Ainda sobre momentos importantes na história do rádio no Estado, a docente destaca: “Um momento que eu considero mágico no rádio é o momento da solidariedade. A história do rádio cearense é muito pautada por ajudar em determinados momentos críticos da nossa história, como em épocas de enchentes ou épocas de seca onde você tem uma campanha pra ajudar quem está passando necessidade.”

A época de ouro do rádio cearense também foi marcada pelas radionovelas, que tinham atores como João Ramos. Amado pelos ouvintes, muitas vezes era seguido por fãs que buscavam autógrafos. Infelizmente não há registro das famosas radionovelas da Ceará Rádio Clube, pois essas relíquias não foram gravadas na época e o que se sabe são relatos dos atores que faziam parte do elenco de ouro.

“Um momento que eu considero mágico no rádio é o momento da solidariedade. A história do rádio cearense é muito pautada por ajudar em determinados momentos críticos da nossa história, como em épocas de enchentes ou épocas de seca onde você tem uma campanha pra ajudar quem está passando necessidade.”, Katia Patrocínio

Há quem afirme que o rádio entrou em decadência por volta dos anos 1950, quando a televisão começou a ser implantada no Brasil, por Assis Chateaubriand. Muitos estudiosos do rádio, como Katia, discordam dessa dita decadência do meio de comunicação: “Bem, como eu gosto muito de rádio, não ouso dizer que em algum momento perdeu público, sempre teve ouvintes. A gente sempre teve pessoas que escutam rádio, até hoje mesmo você tem um público que está se renovando. Quem achava que o rádio tava morrendo, se enganou”.

radio

Em tempos de acelerado avanço tecnológico, sintonizar na emissora de preferência é mais uma possibilidade. A conexão “fala mais alto” e a programação inclui, dentre outros recursos, os podcasts, por exemplo. O formato permite buscar informação ou entretenimento em qualquer lugar com possibilidade de baixar os programas e compartilhar em rede, possibilidade que chama a atenção dos jovens. A professora acredita que o significado dos podcasts foi muito deturpado, mas é algo interessante, pois oportuniza um novo formato, uma nova linguagem de rádio.

A jornalista Daniella de Lavor fala sobre o seu amor pelo rádio.

A origem do rádio no Brasil

O rádio chegou ao Brasil após a Primeira Guerra Mundial, quando a indústria eletroeletrônica norte-americana decide investir em novos mercados. A primeira demonstração pública do meio aconteceu ao

Roquette-Pinto Foto: Reprodução

Roquette-Pinto Foto: Reprodução

longo da Exposição Internacional do Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1922. Essa demonstração

provocou o interesse de Edgard Roquette-Pinto, hoje conhecido como o pai do rádio brasileiro, que viria a criar a Rádio Sociedade no Rio de Janeiro, a primeira emissora a ter uma transmissão regular.

Be the first to comment on "[Foca nessa] Um mergulho no rádio cearense"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×