Estudantes de jornalismo completam sua caminhada na graduação da Unifor

Após se formarem, os jornalistas relembram suas caminhadas e miram o mercado de trabalho


Por Carlos Enrique

Alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza  concluíram sua graduação na instituição, junto com todos os cursos. A cerimônia de colação de grau, ocorrida na noite desta sexta-feira, 1º, aconteceu no campus da Unifor e foi o primeiro evento do tipo a ser realizado de forma presencial desde a eclosão da pandemia de covid-19.

Marcos Viana, um dos estudantes formados no curso de Jornalismo, afirma que a experiência da graduação foi positiva.  “Ingressei na Unifor na metade do curso (fiz minha transferência em 2019.1) e fiquei maravilhado com todas as oportunidades que a Universidade oferece aos alunos”.

O graduado também afirmou que a estrutura que encontrou na instituição foi 

um diferencial. “A estrutura de excelência que os alunos têm à disposição para a prática do curso, como os diversos laboratórios, estúdios, ilhas de rádio e edição, NewsLink e TV Unifor, foi um dos principais diferenciais”. 

Marcos Viana aponta para a estrutura da Unifor como um diferencial para as outras instituições / Foto: Arquivo Pessoal

Antes de concluir a graduação, Viana ingressou no mercado de trabalho, atuando na  Diretoria de Comunicação e Marketing da Universidade. “Realizo criação de conteúdos para as redes sociais, organização de pautas, elaboração de planejamentos, etc. Sou muito grato e feliz por essa oportunidade, que foi possível após meu período de dois anos como estagiário”.

Róger Holanda foi outro estudante que concluiu a sua caminhada na graduação. De acordo com o recém graduado, o Jornalismo foi uma oportunidade de se aproximar ainda mais do futebol, uma das paixões de sua vida. 

Holanda ainda lembra que criou afinidade com outras áreas do jornalismo, diferentes daquela que ele almejou de início.“Tinha sempre a ideia de que queria trabalhar com a TV. No decorrer do curso, onde pude ver mais as diversas áreas que se tem nesse âmbito do jornalismo, acabei me aproximando também do rádio e do impresso”.

Róger Holanda afirma que o Jornalismo o aproximou de uma das paixões de sua vida, o futebol / Foto: Arquivo Pessoal

Ao falar sobre o mercado de trabalho, Holanda, que hoje trabalha em uma rádio, afirma que o jornalismo profissional está cada vez mais multimídia. Desta forma, é necessário possuir habilidades para flutuar em diferentes setores da comunicação. 

“Sempre escutei que o jornalismo é muito mais amor pela profissão, e ao decorrer do curso vi isto, pois a cada semestre só ficava mais apaixonado por essa profissão tão importante dentro da sociedade”, afirma.
Durante o evento, a reitora Fátima Veras reiterou a importância de voltar a realizar a Colação de Grau de forma presencial. “Nos últimos dois anos, tivemos de nos resguardar, superar desafios e ressignificar a vida, principalmente a vida em sociedade. Podemos até dizer que revisitamos as nossas relações, os nossos valores e, mais do que nunca, buscamos a felicidade”.

Foto em destaque: Ares Soares

2 thoughts on “Estudantes de jornalismo completam sua caminhada na graduação da Unifor

  • 4 de julho de 2022 em 19:47
    Permalink

    Fico muito feliz em saber que as normalidades estão voltando. Meu coração se enche de felicidade em saber que próximo ano será meus colegas Beatriz Bandeira e Carlos Enrique .

    Resposta
  • 4 de julho de 2022 em 19:49
    Permalink

    Fico muito feliz em saber que as normalidades estão voltando. Meu coração se enche de felicidade em saber que próximo ano serei eu e meus coleguinhas Carlos Enrique e Beatriz Bandeira

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php