Tarcísio Matos registra em livro expressões da molecagem bem-humoradas do cearensês

No programa Traçado das Artes, o jornalista relembra fatos da vida pessoal, amizades, parcerias e destaca o lançamento do seu livro, no dia 7 de julho, na Bece


Por Cíntia Duarte

O escritor, compositor, produtor e jornalista cearense Tarcísio Matos é o convidado do programa Traçados das Artes, produzido pelo NewsLink. Com apresentação da estudante Isabel Prado, do terceiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, Matos falou sobre sua vida pessoal, amizades e do lançamento de seu novo livro “Enciclopédia da fala cearense”.

A conversa foi descontraída e com muito bom humor, característica do jornalista. Matos disse que, para as criações que faz, observar as pessoas é imprescindível. E é nos ônibus que presenciou diferentes situações que renderam boas histórias em suas obras. “Me diga se tem graça eu falar que o fulano estava entretido assistindo televisão? É ‘entirtido’. É muito mais rítmico”, indicou o escritor.

Escritor Tarcísio Matos em entrevista ao Newslink / Fotos: Cadu Franco

Matos ressaltou que todas as ilustrações de seu livro foram feitas por estudantes das escolas públicas de Itaitinga e Fortaleza, em que os atrai para a leitura, já que é voltado para o público infanto juvenil. A concepção se deu graças à Lei Aldir Blanc (Secult-CE), por meio do projeto O traço e a fala do cearensês, uma parceria do Instituto Tonny Ítalo (InsTI) e o Espaço Cultural Arte em Conexão.

Além das inúmeras palavras criadas pelos cearenses, outra marca registrada do estado é a vaia, onde Tarcísio faz questão de enaltecer. “A vaia existe em qualquer canto. É uma expressão do seu inconformismo com alguma coisa, mas a vaia do cearense é o inconformismo com tessitura. E encerrou o programa dando uma belíssima vaia com a apresentadora.

O lançamento de “Enciclopédia da fala cearense”, obra em dois volumes, será no próximo dia 7 de julho na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), às 18 horas, no espaço Alpendre A entrevista na íntegra está disponível no canal do YouTube do Newslink TV.


Serviço:

https://www.instagram.com/tarcisiomatosce/

Tarcísio Matos por T.Matos

Após 45 anos de vivência estreita com o jeito de falar do povo cearense, por si só bastante hilário, lanço o meu livro. Você já me conhece! Sou o Tarcísio Matos – o T. Matos – jornalista profissional, assessor de Imprensa. Cronista do jornal O Povo, produtor de programa para TV (Leruaite do Falcão, atualmente na TVC), compositor (mais constante parceiro do bregastar Falcão), pesquisador de cultura popular e escritor. Você já pode adquirir a Grande Enciclopédia Infanto juvenil da Fala Cearense! Compre pela Amazon (link na bio) ou retire comigo, pessoalmente, com desconto (chama no DM pra gente combinar)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php