LAUT anuncia prazo para inscrições de Programa de Formação para estudantes com bolsa

Iniciativa busca alunos em áreas de humanas e atividades serão feitas de forma remota


Por Guilherme Gonsalves

O Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) anunciou na terça-feira, 14, novo prazo para inscrições do Programa de Formação para estudantes com bolsa de ação afirmativa. Os interessados poderão se candidatar até às 23h59 do dia 20 deste mês. O programa dá oportunidade a até dez jovens pesquisadores de envolvimento concreto em pesquisas interdisciplinares do LAUT e aprendizado sobre métodos, análise, redação e comunicação de resultados para públicos diversos. 

A iniciativa é voltada para alunos em cursos de direito, ciências sociais, jornalismo e outras áreas afins. A formação contará com workshops de metodologia de pesquisa e encontros para estudos dirigidos sobre liberdades e democracia por pesquisadores experientes do LAUT e convidados. Todas as atividades funcionarão de forma remota e online. 

Como ação afirmativa, serão destinadas bolsas do Instituto Mattos Filho, no valor de R$1.000 mensais, a sete participantes do programa, com preferência a pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas. Todas as atividades funcionarão de forma remota e online totalizando 20 horas semanais, de agosto a dezembro de 2022.

As pessoas pré-selecionadas com base nas respostas a este formulário serão convidadas a realizar entrevista virtual nos dias seguintes da análise de candidaturas, em data e horário a ser combinado previamente. Caso necessário para fins de desempate, poderá ser elaborada fase posterior de seleção.

https://twitter.com/Laut_br/status/1536682206441230336?s=20&t=Ni19zTKDY2Bs4gnAZbHkIw

FRENTES DE FORMAÇÃO (total de 20 horas semanais):

1. Encontros quinzenais online para workshops de metodologia de pesquisa ou estudos dirigidos:

Os encontros serão agendados de acordo com a disponibilidade da turma de participantes e disponibilidade de pesquisadores do LAUT ou convidados.

2. Envolvimento semanal com prática de pesquisa (projetos diversos do LAUT).

3. Mentoria:

Cada participante terá um(a) acadêmico(a) responsável por acompanhar pessoalmente suas atividades de formação e apoiar em dúvidas sobre carreira e estudos.

O Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) é uma instituição independente e apartidária de pesquisas interdisciplinares, comprometida em produzir e disseminar conhecimento sobre a qualidade do estado de direito e da democracia. O LAUT tem como objetivo monitorar as diversas manifestações de autoritarismo e de repressão às liberdades, a fim de fundamentar a mobilização da sociedade civil e a defesa das liberdades.

Foto em destaque: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php