“Gala Bolshoi” mistura clássico e contemporâneo em turnê pelo Nordeste

 Escola do Teatro Bolshoi vai se apresentar  hoje e amanhã, às 20 horas, no Theatro José de Alencar


Por Beatriz Bandeira

Variações de clássicos como Dom Quixote e O Quebra Nozes compõem o primeiro ato do espetáculo, seguidas, no segundo, pelo balé contemporâneo Kaori, com coreografia de William Almeida, formado pela instituição. Celma Campos, diretora administrativa e financeira da Escola Teatro Bolshoi, afirma que a mistura de gêneros tem como objetivo demonstrar a versatilidade dos alunos da instituição, entre o tradicional do repertório e a vibração do contemporâneo.

As apresentações fazem parte da turnê da Companhia Jovem da escola pelo Nordeste no mês de junho. Segundo a diretora, a região está sempre no radar das apresentações, já que, dos 410 alunos formados pela instituição, 80 são nordestinos. “A gente tem cases de sucesso fantásticos de alunos do Nordeste que hoje estão dançando no mundo, formados aqui na escola”, ressalta. 

Exibição volta após período de pandemia / Foto: Divulgação

A turnê, planejada para 2020, teve que ser suspensa devido à pandemia da covid-19. Durante o período, as aulas da instituição foram ministradas de forma remota. Assim, cadeiras viraram barras de apoio e os professores tiveram de compartilhar com os alunos formas de adaptar o espaço de suas casas à aula virtual, conhecimento que tiraram da sua experiência como bailarinos, adaptando locais como quartos de hotéis para seus ensaios durante as apresentações.

Além do espetáculo e workshops voltados para o método Vaganova, também será realizada pré-seleção de novos alunos, para jovens de nove a dezessete anos de idade. Entre os critérios considerados para a escolha dos candidatos estão postura e projeção cênica além de habilidades físicas e artísticas. Localizada em Joinville (SC), a  Escola do Teatro Bolshoi é a única filial existente da bicentenária Academia Estatal de Coreografia de Moscou, e oferece cursos técnicos de dança, bem como assistência social e acompanhamento de saúde para os estudantes.  

Serviço

Apresentações: 15 e 16 de junho de 2022, às 20h

Inscrição para a pré-seleção de alunos: https://www.escolabolshoi.com.br/audicoes

Foto em destaque: Vanderleia Macalossi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php