Lançamento da nova edição de O Império do Bacamarte será realizado hoje, em Fortaleza

O nobre e falecido escritor cearense será representado por seu genro, Hélio Santos, que também participou da organização do evento


Por Gabriel Gago

Uma das mais preciosas obras literárias do coronelismo nordestino, representando o sul do estado do Ceará do final do século XIX e começo do século XX, “O Império do Bacamarte”, terá o lançamento de sua nova edição hoje, 26, às 18 horas, na Bece (Biblioteca Estadual do Ceará). Seu autor, Joaryvar Macedo, fundamentou-se na vasta bibliografia, pesquisa em periódicos da época, entrevistas com remanescentes e a fidelidade dada à história da região sul do Cariri, onde se passam os acontecimentos. 

Joaryvar Macedo morreu em 29 de janeiro de 1991, em Fortaleza / Foto: Divulgação

A obra apresenta, a partir da entrega e talento do autor, nascido na cidade de Lavras da Mangabeira, interior do Ceará, um dos mais surpreendentes episódios do coronelismo de barranco do país. Macedo ainda nos permite viajar aos conflitos armados de 1908, vivenciados em Santana do Cariri, Campos Sales, Aurora e Araripe, quando os potentados locais engalfinharam-se munidos do bacamarte e da sanha pelo poder, perpetrando e consolidando a égide da violência. 

Mestres da política, da educação, da literatura e da música regional, como João Brígido, Abelardo Montenegro, Otacílio Anselmo, Rodolfo Teófilo, Leonardo Mota, Nertan Macedo, Amália Xavier e demais talentos garimpeiros da história sertaneja foram colocados, a fim dos leitores compreenderem melhor estes momentos de conturbação.

Para o diretor da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço), Manoel Severo, tal evento prova a imortalidade de um dos maiores clássicos da literatura nordestina. “Um clássico dentro dos clássicos. Joaryvar, você conseguiu a proeza de tornar imortal mais esse “Império”, e o mesmo só consolida a sua imortalidade”, afirma Severo, em seu blog.

Foto em destaque: Divulgação


Serviço

Horário: 18h

Data: 26 de maio de 2022

Local: Bece (Biblioteca Estadual do Ceará), Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro, Fortaleza – CE, 60010-000

Preço: R$ 90,00

Livro: O Império do Bacamarte

Autor: Joaryvar Macedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php