Integrantes do NewsLink realizam visita a Assembleia Legislativa e conhecem os bastidores da comunicação

Na Casa do Povo, os estudantes ainda tiveram a oportunidade de conhecerem o funcionamento da TV Assembleia e da Revista Plenário


Por Carlos Enrique

Os componentes do NewsLink, laboratório de prática e extensão do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, realizaram uma visita à Assembleia Legislativa do Ceará na tarde desta quarta-feira, 26, a fim de conhecerem as instalações dos diferentes meios de comunicação que a casa comporta e das engrenagens do poder legislativo. 

Na chegada, os alunos foram recebidos pelo jornalista Daniel Sampaio, coordenador de Comunicação da Casa. Em seguida, foram conhecer o Memorial Deputado Pontes Neto, espaço onde são desenvolvidos projetos de preservação histórica vinculados à Assembleia Legislativa. Lá, a história social e política do Ceará é apresentada ao público. Os movimentos abolicionistas do estado e a criação dos Conselhos Provinciais, em 1835, são pontos de destaque da mostra.  

O plenário da casa, onde os 46 deputados debatem pautas caras à sociedade, foi outro ambiente introduzido aos integrantes do laboratório. Carlos Alberto Aragão, diretor do Departamento Legislativo da assembleia, exibiu os meandros do poder e a sua relação com a casa. 

Após serem introduzidos aos bastidores do legislativo, os alunos conheceram a redação e os estúdios da TV Assembleia Ceará. O jornalista e cientista político Arnaldo Santos, gestor do veículo, explanou a importância da comunicação entre o Poder Legislativo e a sociedade civil. Outros departamentos de comunicação, como a redação da Revista Plenário, foram apresentados aos visitantes. 

Os integrantes do NewsLink foram recebidos por jornalistas que trabalham na Assembleia Legislativa / Foto: Dário Gabriel

De acordo com o professor Miguel Macedo, editor e orientador do NewsLink, a ida à assembleia foi importante para que os alunos se conectem mais com o mundo político.  “Para os estudantes de comunicação em geral, visitar a Assembleia Legislativa é muito importante pelo conhecimento da legislação, do próprio parlamento. É necessário conhecer melhor quem legisla, quem prepara as leis, quem são os nossos representantes”.

Outro ponto destacado pelo docente é o reconhecimento do trabalho realizado pelos jornalistas. “É importante conhecer a realidade de quem trabalha na Assembleia, principalmente os profissionais da imprensa”.


Foto em destaque: Isabelle Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php