Do jornal às passarelas, jornalismo e moda uma mistura que agrada o público 

As tendências locais vêm ganhando espaço e notoriedade no mundo da moda e nos meios de comunicação. A publicitária e jornalista Lígia Nottingham conta sobre a macrotendência do DNA


Por Amanda Damasceno e Sarah Esmeraldo

A publicitária, jornalista, pesquisadora, editora de moda Lígia Nottingham foi a convidada do programa Traçado das Artes esta semana. O programa é produzido pelo NewsLink, laboratório de prática e extensão do curso de jornalismo da Universidade de Fortaleza. 

Lígia demonstrou interesse no curso de jornalismo após se formar em publicidade e propaganda.“Sempre me achei comunicativa. Achava que deveria ir por esse ramo”. O interesse pelo mundo da moda inspirou Lígia a criar um blog para o lazer. Descobrindo o universo da moda pela publicidade, a jornalista passou a gostar da moda na comunicação. Por meio do seu blog, foi sondada pelo Diário do Nordeste, que fez um convite para tornar o blog de Lígia um parceiro do jornal. Após se formar em jornalismo criou a coluna “Lígia Nottingham” para o Diário do Nordeste. 

“É necessário abraçar mais a moda local”, declara Lígia Nottingham / Fotos: Cadu Franco

Ao entrar no universo da moda, a blogueira falou sobre a inclusão de pessoas de diferentes idades, corpos, cores e identidades de gêneros. “É uma macrotendência, uma das coisas maravilhosas que a rede social trouxe. Passarelas e revistas de moda ditavam corpos inalcançáveis e as redes sociais desmistificaram tudo isso.” 

A valorização da cultura local é uma tendência forte na opinião de Lígia. “A grande tendência hoje é o DNA, as pessoas estão olhando mais para dentro do que para fora”. Atualmente, a moda local ganha força e espaço.  Exemplo disso é o DBF Festival, que na edição de 2022, retrata as macrotendências de fora, como cores vibrantes, plumas, paetês e brilho, silhuetas finas, alongadas construídas e adaptadas com os materiais da nossa terra.

A entrevista está disponível no Youtube pelo canal NewsLink TV. 

Foto em destaque: Cadu Franco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php