As grandes produções de filmes de Hollywood com cenas gravadas em cidades do Brasil

Indústria cinematográfica estrangeira já usa o país tropical como locação e cenário em suas obras


Por Guilherme Gonsalves

O Brasil busca, a cada ano, a sua representatividade no cinema mundial. Com algumas produções indicadas ao Oscar, atores fazendo sucesso e diretores renomados em grandes produções, o país aos poucos vai se tornando presente em Hollywood. Apesar de ainda estar longe disso, muitos filmes já usaram as terras brasileiras como cenário para as suas histórias, até o ator e cineasta Orson Welles escolheu o país como sede de seu documentário “It’s all true” (É tudo verdade), na cidade de Fortaleza, porém o filme não foi concluído.

Ao longo dos anos, já passaram pelo Brasil grandes astros e personagens do cinema como James Bond, a saga de sucesso Crepúsculo, Walt Disney e até um herói da Marvel.

007 contra o Foguete da Morte (1979)
James Bond no Rio de Janeiro / Foto: Divulgação

O agente mais famoso do mundo costuma rodar o mundo para realizar as suas missões e não poderia deixar de passar pelas terras brasileiras. No 11º filme da franquia, estrelado por Roger Moore, James Bond busca eliminar orquídeas negras com potencial de acabar com a humanidade. Com direito a cenas no carnaval nas ruas do Rio de Janeiro e a luta entre o protagonista contra o vilão no bondinho com vista do Pão de Açúcar.


Ensaio sobre a Cegueira (2008)
Locações paulistas na adaptação / Foto: Divulgação

A adaptação do livro do escritor português José Saramago foi trazida para o cinema pelas mãos do cineasta Fernando Meirelles, o mesmo diretor de “Cidade de Deus”, e conta com Mark Ruffalo e Julianne Moore no elenco. Apesar da cidade na obra ser fictícia, foram usados quatro países para as cenas, dentre eles o Brasil. Em São Paulo, as gravações ocorreram nos arredores da Praça Ramos de Azevedo, no Viaduto do Chá, Ponte Estaiada, Faria Lima e takes pelo bairro de Higienópolis.


O Incrível Hulk (2008)
O Gigante Esmeralda representando a Marvel gravando no Brasil / Foto: Divulgação

Nos dias atuais a Marvel leva multidões ao cinema e apenas a segunda obra do seu universo compartilhado, “O Incrível Hulk”, teve gravações aqui no Brasil. Cerca dos primeiros 30 minutos de filme se passam na Rocinha, Lapa, Santa Teresa e na Floresta da Tijuca. O protagonista vivido por Edward Norton vem para as terras brasileiras como forma de refúgio na favela Tavares Bastos. A produção também conta com as participações da atriz Débora Nascimento e do lutador Rickson Gracie.


Alô, Amigos (1942)
Pato Donald em terras brasileiras / Foto: Divulgação

Em meados dos anos 40, com as tensões da segunda guerra mundial, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt pediu para Walt Disney fazer filmes para estreitar laços com os países latinos, por medo de se alinharem aos nazistas. Foi assim que nasceram as obras “Alô, Amigos” e “Você já foi à Bahia?”. As obras marcaram a estreia do personagem brasileiro José Carioca, inspirado em José Oliveira, que também deu voz ao papagaio. 

Pato Donald se aventura nas terras tupiniquins conhecendo o Rio de Janeiro ao som de “Aquarela do Brasil” e no segundo longa, apesar de levar o nome no título, Bahia aparece por alguns minutos, além de contar com a presença da cantora Aurora Miranda e a popular canção de Ary Barroso “Na Baixa do Sapateiro”.


A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (2011)
Edward e Bella passam a lua de mel no Brasil / Foto: Divulgação

No auge do sucesso da saga Crepúsculo, estrelado pela atriz Kristen Stewart, indicada ao Oscar por viver a Princesa Diana, e Robert Pattinson, atual Batman nos cinemas, o casal de vampiros resolve passar a lua de mel na cidade maravilhosa. Vários pontos turísticos são destacados no filme como o Cristo Redentor, Marina da Glória, cenas gravadas no bairro da Lapa e na mansão do Saco do Mamanguá na cidade de Paraty. Apesar das belas cenas com as paisagens brasileiras, as gravações correram risco de não acontecer por conta de um tiroteio que aconteceu no hotel onde a equipe do filme estava hospedada. 

Ilustração: Chate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php