Leal Mota Filho bate-papo sobre ética jornalística com estudantes de jornalismo

Com produção de Giovanna Borges e Ana Paula de Bem, Letícia Borges conduziu entrevista com o apresentador do Bom Dia Ceará


Por Cíntia Duarte 

 O jornalista Leal Mota Filho concedeu entrevista para a estudante Letícia Borges na última segunda-feira, 25, sobre ética no ambiente jornalístico. Formado pela Universidade de Fortaleza, está há 17 anos no mercado e é conhecido pelos cearenses por ser apresentador do jornal Bom Dia Ceará, na TV Verdes Mares. 

O correto é assim: Na produção para a disciplina de Legislação e Ética Jornalística, o jornalista compartilhou com a estudante sobre sua vivência nesses anos, desde os estágios na universidade até a inserção no mercado de trabalho. “O jornalismo lida com histórias, não é só os contadores de histórias. E essas histórias envolvem outras pessoas, terceiros. Pessoas que não conheço, não sei o passado, não sei o presente, as lutas que essas pessoas travam diariamente para ser quem são ou estar onde estão, e o mínimo que deve haver é uma ética e um respeito a essas histórias”.

Para Leal, não perder sua essência é fundamental para ter ética na profissão / Fotos: Vinícius Costa Lima

Leal disse ainda que os futuros profissionais nunca devem perder sua essência. Ressaltou que devem colocar em primeiro lugar os princípios de cada um, para que no fim de tudo venham a agir como cidadãos éticos. “Não abrir mão disso. Entender que você tem o seu valor. O princípio que você traz da sua formação, de tudo aquilo que aprendeu, toda a educação que foi passada e não deixar que isso se perca por nada”, concluiu o apresentador.

Produzido por Giovanna Borges e Ana Paula de Bem, a entrevista audiovisual será postada na íntegra no youtube e será produto avaliativo da disciplina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php