Fernando Schüler defende internet na educação, mas critica conteúdos irrelevantes

O professor e cientista político realizou palestra sobre a importância da pós-graduação na sociedade contemporânea


Por Carlos Enrique e Gabriel Gago

Na noite desta terça-feira, 19, o programa de pós-graduação da Universidade de Fortaleza recebeu o cientista político Fernando Schüler, professor do Insper e colunista da revista Veja, para uma aula magna com o tema “A importância da pós-graduação na era da incerteza”. 

No início da palestra, Schüler fez comentários sobre o impacto da revolução tecnológica no planeta e como diferentes indivíduos angariaram capital político por meio desta transformação. A importância e o funcionamento das instituições democráticas neste contexto também foram objeto de pauta.

O palestrante também lembrou da importância de Edson Queiroz como um exemplo a ser seguido pela elite econômica brasileira, por ter investido o seu capital financeiro na concepção de um espaço voltado à propagação educacional e cultural. Ao falar sobre o empresário, Schüler citou Andrew Carnegie, filantropo e magnata americano, que investiu seu dinheiro em bibliotecas, salas de concerto e ambientes culturais. 

A crescente onda liberal, que foi predominante no mundo Ocidental após o colapso da União Soviética em 1989, foi citada por Schüler como aspecto fundamental para compreender os ganhos obtidos pela sociedade nas últimas décadas, como o aumento da renda e da escolaridade.  

Todos estes ganhos, de acordo com o professor, só foram possíveis devido ao incremento da tecnologia no mundo contemporâneo. A tecnologia, acrescentou o docente, foi fundamental para que a população se colocasse de forma inédita no mercado de trabalho. Schüler acredita que apenas a invenção da prensa por Gutenberg, no século XV, pode ser comparada ao que foi visto nos últimos anos. 

Fernando Schüler debateu sobre a necessidade de profissionais cada vez mais preparados e assertivos 

Gerada depois do “boom” tecnológico das últimas décadas, as redes sociais são parte central para a compreensão da sociedade contemporânea. Na esteira de seu uso pelos indivíduos, os diferentes aplicativos que permeiam os aparelhos celulares são usados como ferramenta de divulgação de conteúdos falsos. 

Outra característica da internet, afirma o cientista político, é o surgimento de uma máquina, cada vez mais latente, de não esquecimento. Declarações e ações realizadas por diferentes atores da esfera política e econômica são facilmente relembradas em páginas e redes sociais. Schüler ainda teceu críticas à uma parcela de conteúdos, que no seu ponto de vista, são irrelevantes.

Ao falar sobre a importância da pós-graduação no mundo contemporâneo, o professor falou acerca das dificuldades encontradas por alunos que estão retornando às salas de aula, como conciliar seu tempo de trabalho com o mundo acadêmico. 

Para Schüler, a pós-graduação é capaz de conceber profissionais dotados de pensamentos críticos, que serão capazes de fazer análises e avaliações objetivas em nome da tomada de decisão mais assertiva. 

A palestra foi o primeiro evento a ser realizado de forma presencial no Teatro Celina Queiroz, após a retomada das atividades in loco na universidade e contou com a presença dos coordenadores dos diferentes centros da instituição. 

2 thoughts on “Fernando Schüler defende internet na educação, mas critica conteúdos irrelevantes

  • 21 de abril de 2022 em 08:59
    Permalink

    Matéria incrível da melhor dupla, Carlos e Gabriel!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php