Segunda edição do Render-CE inaugura exposição no Shopping Iguatemi Bosque 

Parceria entre Loja do Bem e Universidade de Fortaleza traz visibilidade para artesãos de Cascavel


Por Julia Freitas Neves e Isabel Prado

Aberta nesta terça-feira, 12, a segunda edição do Render-CE, iniciativa realizada pela a Loja do Bem, em parceria com a Universidade de Fortaleza e o Shopping Iguatemi Bosque. O projeto tem como principal objetivo dar maior visibilidade aos artesãos que estão participando, gerando maior alcance na comercialização de seus produtos. 

A exibição valoriza a cultura e o trabalho cearense, e celebra a história das tipologias barro, macramê e cipó, considerados matérias-primas importantes para as manufaturas da região. Ao todo, 21 artesãos, 31 alunos e 14 professores da Unifor participam do trabalho desenvolvido para a edição de 2022. Ela contempla os artesãos das comunidades de Moita Redonda e Caponga, no Município de Cascavel, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.

 A exposição Render-CE complementa um projeto desenvolvido há alguns anos junto com a Loja do Bem de fomento do artesanato cearense. “É um trabalho de formiguinha, que a gente busca trazer o artesão lá do interior para Fortaleza, faz um trabalho de curadoria, para que possa mostrar sua arte e a cultura cearense”, afirma Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi Bosque. 

Os artista espôem obras de barro, cipó e macramê /  Fotos: Agência 365 Lab

A artesã de barro Rosimeire Pereira, de Cascavel, comenta a felicidade de ter tido sua obra exposta. “Espero que a exposição traga melhorias e que nosso trabalho prospere. Que aumente nossas encomendas.” O artesão Bobô, Francisco Ciriaco Matias, compartilha as expectativas de Meire e completa: “É muito gratificante ver o trabalho que fizemos para essa exposição.”

Danielle Coimbra, diretora do Centro de Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza, reafirma a parceria da Unifor com a comunidade artesanal  do Ceará. “A primeira edição foi em 2021 com as rendeiras da Prainha. Agora retomamos esse projeto com foco no artesanato de Cascavel, utilizando a vocação local: o barro, cipó e o macramê.”  

A diretora explica o papel da instituição na iniciativa por meio de seus projetos de extensão. “A parceria nasce de ações da universidade que envolvem projetos de extensão. Temos parceiros como a Loja do Bem, que nos apresenta desafios e a partir destes envolvemos professores e alunos que têm conexão com a área do projeto. É muito bacana pois seguimos nossa missão de impactar positivamente a sociedade enquanto universidade. Ao mesmo tempo, envolver nossos estudantes com essas experiências de vidas”, ressaltou Danielle.

A exposição conta com artistas da cidade de Cascavel

Serviço:

Shopping Iguatemi Bosque, Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE, 60811-340

Período: de 13 de abril a 31 de maio

Horário: 10 às 22 horas

Veja Também

Projeto Render-CE contempla o artesanato histórico de Moita Redonda, em Cascavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php