Pela Sul-Americana, Ceará faz história e vence Deportivo La Guaira na Venezuela

O Vozão se tornou a primeira equipe cearense a vencer uma partida fora do Brasil


Por Carlos Enrique e Matheus Moreira

O Ceará venceu por 2 a 0 o Deportivo La Guaira-VEN na noite desta terça-feira, 13, na Venezuela, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. Os gols de Vina e Lima foram marcados no início do primeiro tempo. Com o resultado, o Alvinegro segue líder do grupo G da competição com seis pontos, três a mais que o segundo colocado, Independiente-ARG.

Este resultado foi histórico, pois o Vozão se tornou o primeiro time cearense a marcar um gol e a vencer uma partida fora do Brasil, além de ser o primeiro clube nordestino a ganhar um jogo na Venezuela. 

Antes do triunfo alvinegro no território venezuelano, equipes cearenses jogaram fora do Brasil em quatro ocasiões. Em 2020, o Fortaleza visitou o Independiente, em Avellaneda, na província de Buenos Aires, e foi superado pelos anfitriões por um a zero. Em 2021, o Ceará saiu para jogar fora do território brasileiro três vezes; duas vezes na Bolívia e uma vez na Argentina. O Alvinegro de Porangabuçu empatou em duas oportunidades e perdeu uma.

Agora, o Ceará volta as atenções para a partida contra o Botafogo, do Rio, no domingo, 17, pela Série A do Brasileiro. O jogo vai ser realizado na Arena Castelão. O Alvinegro tenta manter a boa forma e seguir 100% sob o comando do técnico Dorival Júnior. 

Com gols de Vina e Lima, o Ceará controlou a partida desde os primeiros minutos do jogo / Fotos: Staff/Conmebol

Resumo do jogo

O Ceará logo abriu o placar da partida aos seis minutos, com um golaço do meio-campista Vina. O ponta Lima ampliou a vantagem dos visitantes aos nove minutos, A partir de então, o Vovô controlou o primeiro tempo, criando uma boa oportunidade com o lateral direito Michel Macedo.

Na segunda etapa, a equipe cearense mudou sua estratégia e deixou o mandante com a bola, fazendo com o que o goleiro João Ricardo fizesse algumas defesas. Com isso eles deixaram mais espaços no campo para o Alvinegro criar jogadas de contra-ataque. O atacante Erick foi o responsável pela principal oportunidade do jogo no segundo tempo.

Nos últimos minutos da partida, o time da Venezuela arriscou chutes de fora da área e quase vazou a meta de João Ricardo. Ao final do jogo, as duas equipes finalizaram dez vezes. O Deportivo La Guaira bateu o Ceará na posse de bola (53% x 47%).

Pela Sul-Americana o Vovô só volta a campo no próximo dia 26, contra o General Caballero, em Assunção, no Paraguai. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php