Tratamento gratuito do curso Estética e Cosmética garante atendimento à comunidade

O acolhimento é feito em ambiente especializado na Unifor e o paciente pode se inscrever por meio de formulário


Por Carolina Romanholi

Alunos, funcionários e pessoas da comunidade podem receber tratamentos estéticos gratuitos no curso de Estética e Cosmética da UNIFOR. Basta, para tanto, se inscrever por meio do site da universidade e escolher qual a área de tratamento e horário que tem interesse. Os tratamentos disponíveis são: capilar, facial e corporal.

Ao acessar o link, o paciente deve preenchê-lo com alguns dados pessoais, o horário que quer ser atendido, se é aluno, funcionário ou público externo, qual a principal queixa e a área de tratamento que gostaria de fazer. Os tratamentos estão disponíveis de segunda à sexta-feira em quatro horários diferentes (veja, abaixo, no Serviço).

Após fazer a inscrição e ser contactado pela equipe, os voluntários são direcionados aos alunos das disciplinas que irão realizar uma anamnese. [o que vem a ser anamnese?] De acordo com a queixa do paciente e inspeção física são traçados os objetivos e plano de tratamento personalizado para cada voluntário.

Alguns tratamentos possuem contraindicação, sendo assim, a anamnese também serve para identificar se o voluntário possui marcapasso, ou se tem alguma doença que impossibilite de fazer o tratamento como: hipertensão, câncer, epilepsia, obesidade e doenças cardíacas ou pulmonares. Gestantes e pessoas que usam corticoides, também não podem realizar determinados procedimentos.

Durante a anamnese o paciente também é informado sobre a quantidade de sessões que vai precisar fazer (podem variar entre quatro e dez sessões) e sobre os benefícios que o tratamento vai proporcionar.

Paciente respondendo a anamnese antes de iniciar o tratamento, e os outros já recebendo atendimento

“Os benefícios são os mais diferentes possíveis. Vão desde a melhora de aspectos que são visíveis como melasma, rugas, gordura localizada, celulite, alopecia, caspa, como o alívio de episódios de estresse, ansiedade e tensões musculares,” afirma Amanda Romanholi, professora do curso Estética e Cosmética e tutora dos alunos no projeto. Dessa forma, os tratamentos estéticos proporcionam benefícios como efeitos fisiológicos e emocionais, melhorando a qualidade de vida dos voluntários que o recebem.

O tratamento não acaba, porém, quando o paciente sai da sessão. Ele precisa seguir uma série de recomendações em casa, que vão desde mudança de hábitos alimentares, exercícios físicos regulares, boas noites de sono, ingestão de água adequada de acordo com o peso de cada indivíduo e o uso de produtos cosméticos personalizados (indicados pelos alunos com orientações do professor responsável pela disciplina) segundo à queixa dos voluntários.

Os benefícios deste projeto não são apenas para os voluntários. Os alunos do curso também são beneficiados. Segundo Amanda, os alunos acabam adquirindo competências que serão importantes quando adentrarem no mercado de trabalho como, atenção e respeito com o próximo, raciocínio lógico na elaboração do plano de tratamento adequado à cada paciente e indicação de produtos dermocosméticos personalizados.

Professora Amanda tirando dúvidas de uma aluna

As práticas assistidas durante as disciplinas são importantes também para o ganho de confiança de cada estudante e no refinamento da capacidade de tomada de decisão desses alunos, para que sejam cada vez mais assertivas ao longo do caminho que eles trilharem dentro da estética.


Serviço
Curso Estética e Cosmética da Unifor
Segunda à sexta-feira: 7 às 9 horas; 9h30min às 11 horas; 11h30 às 13h30 e 13h30 às 15 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php