Centro Acadêmico de Direito promove palestras sobre a presença feminina no mercado de trabalho

Evento vai contar com a presença da vice-presidente da OAB e da Procuradora Geral do Estado; as palestras serão realizadas no turno da manhã e da noite


Por Rodrigo Osterne

 O Centro Acadêmico Arnaldo Vasconcelos, do curso de Direito da Universidade de Fortaleza, vai promover nas próximas quarta e quinta-feira,  dias 30 e 31, no auditório do Bloco A, o evento “Lugar de Mulher”, uma série de palestras com mulheres de diferentes áreas de atuação, visando estabelecer uma discussão sobre o papel feminino no meio social.

O evento vai ser dividido em palestras de diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho, como o “Lugar de mulher é na docência”, “Lugar de Mulher é na política”, “Lugar de mulher é na pesquisa” e “Lugar de mulher é na liderança”. A solenidade conta com a presença de figuras femininas de relevância no estado, como Christiane Leitão, atual vice-presidente da Ordem dos Advogado do Brasil no Ceará (OAB/CE), e Camily Gomes, atual procuradora geral do Estado do Ceará. Além delas, o centro acadêmico oferece ao público palestras com professoras da Unifor e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Uma das organizadoras do evento, a secretária geral do Centro Acadêmico de Direito e aluna do mesmo curso, Bianca Brasil, explica a importância das palestras na academia. “É de suma importância tratar desse assunto no ambiente acadêmico, pois precisamos, sempre através do diálogo, conscientizar os discentes a terem um papel catalisador na luta por isonomia de direitos entre os gêneros”. A secretária completa justificando a escolha das palestrantes. “Por isso, nós buscamos trazer para as palestras figuras de inspiração para a comunidade acadêmica feminina. É preciso que mais cargos de prestígio sejam ocupados por mulheres, para, então, pensar-se em interesses femininos sendo resguardados.”, concluiu.

A professora Tainah Sales se apresenta no dia 31 para falar sobre mulheres na política / Foto: Instagram Centro Acadêmico de Direito

A professora do curso de Direito da Unifor e uma das palestrantes, Tainah Sales fala sobre a expectativa para o evento. “Estou com altas expectativas para o evento, pois é imprescindível que esta temática esteja em pauta e possa ser discutida na academia’. A professora também associa o tema das palestras à posse da governadora Izolda Cela, ocorrida na última sexta-feira, e a maciça presença feminina no Legislativo. “Temos algumas mudanças positivas, como a posse da Izolda, primeira mulher a ser governadora no Ceará, e o aumento de mulheres eleitas no Legislativo. Somos a maioria do eleitorado brasileiro, porém, em 2018, por exemplo, só um estado [Rio Grande do Norte] elegeu uma governadora mulher. Precisamos entender o motivo disso acontecer e o nosso papel frente a essa realidade”, concluiu.

Para a participação como plateia, será cobrada a entrada no valor de 5 reais. O pagamento deverá ser efetuado via Pix para o CPF 060.230.543-82, no nome de Paulo Victor Bastos Barroso de Oliveira. Após o pagamento, o comprovante deve ser anexado ao formulário de inscrição para ouvinte, disponível em:

Foto em destaque: Divulgação


PROGRAMAÇÃO 

Dia 30 –  9h às 11h

Camily Gomes (procuradora geral do Estado do Ceará)

Christiane Leitão (vice-presidente da OAB/CE)


18h às 20h

Mariana Dionísio de Andrade (professora de Direito da Unifor)

Gabriela Lima (pesquisadora e professora de Direito da Unifor)


Dia 31 – 9h às 11h

Zaneir Teixeira (professora de Direito da Unifor)

 Mariana Lopez (professora de Direito da Unifor)


 18h às 20h

Tainah Sales (pesquisadora e professora de Direito da Unifor)

 Raquel Machado (professora de Direito da UFC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php