A importância do consumo consciente e o impacto positivo que causa na sociedade

Para o especialista Jeimes de Alencar, o hábito do consumismo gera descarte e acúmulo de lixo em grande escala, no qual a sociedade não consegue dar fim


Por Germano Bezerra

Quais os cuidados devemos ter, para que possamos adotar o consumo consciente e causar menos impacto à natureza? Na Semana do Consumidor – o dia foi comemorado nesta terça-feira, 15, tem por finalidade levantar debates sobre os direitos dos compradores, indicações para evitar fraudes, golpes e estimular boas ações de consumo. A pergunta em questão foi respondida pelo professor Jeimes Aquino de Alencar, coordenador do curso de Marketing Digital EAD, da Universidade de Fortaleza.

Para o professor, quando se fala do hábito de consumismo, a sociedade está  produzindo descarte e acúmulo de lixo, no qual o mundo ainda tem um problema muito grave que é, realmente, dar fim a esses materiais. “Dois exemplos são o plástico e o tecido. Mas, qual será o destino final desses rejeitos? Para você ter uma ideia, esse acúmulo de lixo vai para países mais pobres como os do continente africano, onde ele praticamente vai para lixões. Você não consegue dar fim e isso vai causar um impacto muito grande, mais cedo ou mais tarde”.

Mas, como o consumidor consegue fazer com que essas grandes empresas deem importância para seus novos interesses, como a melhoria do meio ambiente? De acordo com o professor, no momento em que se aborda a concepção de marketing, aplicação e geração de valores, as empresas começam a estudar o mercado e a analisar o comportamento do consumidor. 

Jeimes Aquino lamenta que o lixo acumulado no mundo vai para países mais pobres como os do continente africano / Foto: Vinícius Costa Lima

“Ao longo do tempo, o consumidor começou a mudar e a se importar com detalhes, como por exemplo o meio ambiente, desta forma começaram a se perguntar qual impacto que as empresas e os produtos, no qual eles usam, causam no meio ambiente”. O coordenador do curso de Marketing Digital EAD afirma que isso é um claro exemplo de marketing 3.0, mas o que isso de fato? O Marketing 3.0 coloca os consumidores no topo da hierarquia do mercado, o que exige que as empresas ajustem suas operações para se manterem competitivas. Nessa nova direção, não se trata apenas de produtos funcionais para atender às necessidades dos clientes.

Alencar dá ainda alguns exemplos de consumismo e como combatê-lo. “A troca anual de celular e o excesso de roupas é um modelo claro de consumismo. Mas, aí vem a pergunta: como devemos fazer o consumo consciente? E a resposta é simples: comprando mas pensando se realmente é necessário, reutilizando nossos produtos, e tendo como exemplo as customizações. É muito mais da mudança do consumidor: ‘o que estou comprando?’ e ‘o que  preciso comprar?’, além do ‘o que eu vou reutilizar?’…. As empresas começam a se preocupar quando o consumidor tem esses pensamentos”, ressalta Aquino.

O Dia do Consumidor não é mais somente o período em que algumas empresas oferecem grandes descontos, promoções e cupons para aumentar as vendas e oferecer aos consumidores melhores preços. Em tempos de pandemia da covid-19, é também momento de aprender e buscar melhorias para a vida financeira e bem-estar. É melhorando e cuidando do meio ambiente, que teremos melhoria na qualidade de vida.

One thought on “A importância do consumo consciente e o impacto positivo que causa na sociedade

  • 18 de março de 2022 em 15:32
    Permalink

    Parabéns, Germano! Bela matéria. Grande professor.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php