Rebeca Rodrigues é a primeira mulher a compor equipe de chargistas do NewsLink

Estudante de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, a artista unifica criatividade aos acontecimentos cotidianos em quadro semanal do laboratório


Por Gabriel Gago

A partir desta sexta-feira, 11, o NewsLink contará com novas produções de charges e quadrinhos em sua equipe. Rebeca Rodrigues, 22, estudante do 6º semestre de jornalismo da Universidade de Fortaleza, terá o compromisso de publicá-las uma vez por semana, às sextas-feiras.

Rebeca assume sua paixão pela arte desde criança, quando desenhava personagens fictícios, monstros e pessoas. Agora, na fase adulta, o interesse pelas charges e quadrinhos se tornou presente após oportunidade ofertada pelo portal, o qual já estagiava na redação de notícias há um ano. “Às vezes, é difícil pensar em ideias, mas acredito que minha profissão exige estar antenada e isso vai ajudar”, afirma.

  • Criaturas, monstros e personagens feitos pela artista anteriormente/ Fotos: Divulgação

Para o professor Miguel Macedo, coordenador do NewsLink, a estreia da Rebeca é uma conquista das mulheres por mais reconhecimento no jornalismo. “Desafiar preconceitos, num universo masculino, para divulgar o trabalho autoral é um marco histórico”, diz. “Assim como a Folha de S. Paulo criou um espaço feminino de charges e quadrinhos chamado Quadrinhas em 2013, nós também abrimos esse espaço para que ela possa usar sua arte, para dizer o que pensa. Acredito que superamos mais um desafio”, acredita o professor.

Inspirada pelas cartunistas Laerte Coutinho e Helô D’Angelo, Rebeca reflete a seriedade da integração das mulheres neste meio como forma de consolidação da igualdade de gênero. “Quando pensamos em desenhistas, principalmente desta área, não lembramos de muitas mulheres, e, quando elas aparecem, acabam sendo muito atacadas. Devemos prestigiar os trabalhos delas, não agredi-las”, ensina a chargista. 


Contato de Rebeca Rodrigues:

Foto em destaque: Matheus Araújo

2 thoughts on “Rebeca Rodrigues é a primeira mulher a compor equipe de chargistas do NewsLink

  • 11 de março de 2022 em 15:38
    Permalink

    Gabriel Gago, como sempre, traz uma matéria sensacional.

    Resposta
  • 11 de março de 2022 em 17:19
    Permalink

    Escrita inspiradora e extremamente necessária para valorização da arte de um dos maiores formadores de opinião do jornalismo cearense. Toda vez que o Palmeiras vence um jogo ele está inspirado em Gabriel Gago.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php