Biografia de Mendez é lançada na Universidade de Fortaleza

Cearense radicado no Rio de Janeiro, o caricaturista fez fama por seu traçado elegante e por retratar celebridades e políticos


Por Carlos Enrique

Dono de uma rica e longeva vida artística, Mário de Oliveira Mendes (1907-1996), é tido como um dos maiores caricaturistas brasileiros da história. Durante décadas, retratou importantes personagens da cena política nacional e teve especial dedicação em retratar as desigualdades sociais que afligem o Brasil. 

Na noite desta quarta-feira, 16, o livro “Mendez – Mestre da Caricatura” foi lançado na Universidade de Fortaleza. O autor da obra, Levi Jucá, apresentou seu trabalho ao público e doou dois exemplares da sua obra para a biblioteca da instituição. Durante o evento, o escritor relembrou a trajetória de Mendez como artista e compartilhou sua experiência durante a concepção do livro. 

Para o autor, as impressões dos leitores e do meio artístico cearense foram positivas.“Tenho  recebido muitos feedbacks positivos dos primeiros leitores, dentre os quais reconhecidos cartunistas locais, bem como pessoas de outras áreas que se revelam surpresas e encantadas com essa biografia”, afirmou.  

Mendez ficou conhecido por retratar figuras importantes da sociedade brasileira / Foto: Reprodução

A concepção do livro sobre um importante artista cearense tende a fomentar o interesse do público e visa a estabelecer um laço entre a sociedade local e o caricaturista. “Costumo dizer que o Mendez é um ilustre desconhecido entre os seus próprios conterrâneos. É chegada, portanto, a hora de se fazer justiça ao seu legado artístico, para que não caia no esquecimento junto às novas e futuras gerações”, disse. 

No ano em que o Brasil rememora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, Jucá espera que Mendez seja reconhecido como parte indelével da geração de artistas modernos. Outro ponto abordado pelo escritor é o olhar sensível do caricaturista aos mais pobres, constantemente retratados em suas ilustrações.

Além do lançamento na Capital, Jucá realizou a apresentação da biografia no campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Baturité, terra natal de Mendez, e em Pacoti, onde o escritor mora. O biógrafo também espera realizar encontros virtuais como forma de disseminar a obra. Ainda estão planejados lançamentos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Foto em destaque: Arquivo Pessoal


Levi Jucá espera contribuir para que o nome de Mendez seja redescoberto no meio artístico cearense e nacional / Crédito: João Estelito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php