Por1Sorriso encerra primeiro mês do ano na Fundação Casa Grande

Ação pela saúde dos moradores de Nova Olinda realizou atendimentos e concluiu o circuito de projetos de janeiro


Por Vitória Vasconcelos

Propagar saúde, bem-estar e amor no Município de Nova Olinda. Esta foi a missão da Por1Sorisso, Organização Não Governamental (ONG) de São Paulo que, em parceria com a Fundação Casa Grande, realizou atendimentos na área odontológica para os moradores da cidade no Cariri cearense, a 499 km de Fortaleza.

O projeto da ONG, assim como dezenas de outros de diferentes grupos, fez parte da grade oficial de eventos da Casa Grande, sendo o mais recente a ser realizado em janeiro de 2022. Foram 13 cadeiras funcionando em cinco dias de ação, com uma equipe de 44 profissionais voluntários.

Por1Sorriso é um projeto voltado para a saúde da população, contando com 36 profissionais voluntários de saúde. Os procedimentos foram realizados no Teatro Violeta Arraes, mantido pela fundação. Foram 13 cadeiras funcionando em cinco dias de ação.

Foram realizados um total de 1.000 atendimentos nos cinco dias de ação na Fundação Casa Grande / Imagem: Por1Sorriso

Outro evento que foca nas crianças é a mostra das fotografias feitas durante o projeto Pau de Arara, da Universidade de Fortaleza. Durante a ida dos alunos à Fundação, fotos são feitas das crianças e, no ano seguinte, são devolvidas para elas, de modo que os pequenos possam acompanhar o próprio crescimento por meio daquelas películas fotográficas.

O Pau de Arara se tornou tão conhecido em Nova Olinda que entrou na agenda oficial da Fundação Casa Grande, sendo um evento anual e parte da celebração de aniversário da casa, também conhecida como Renovação, que ocorre todo ano no dia 19 de dezembro. 

“A exposição do Pau de Arara está inserida neste evento é muito importante. Há muitos anos que a gente começou a fazer parte da programação da renovação da instituição e a gente fica muito feliz porque todos os eventos que acontecem durante a renovação da Casa Grande são eventos que valorizam a cultura do Nordeste. Fazer parte deste evento é importante porque é como se a exposição do projeto Pau de Arara também fosse algo representativo para representar e enaltecer a cultura do Nordeste”, ressaltou o professor Jari Vieira, idealizador do projeto.

Os eventos da Fundação são sempre feitos com todo o cuidado e supervisão para que tudo ocorra com a maior segurança possível. Em seu website oficial existe uma aba na qual o visitante pode acessar o pôster de alguns eventos passados que ocorreram na Casa Grande.

No dia 25 de janeiro, porém, mesmo perante supervisão, aconteceu um triste acidente que vitimou o aluno José Bruno Feitosa de Melo, de 10 anos, que, desde 2019, fazia parte dos estudantes da Casa Grande.

Na ocasião, havia médicos do projeto Por1Sorriso presentes que prestaram socorro imediato a José Bruno e o acompanharam ao hospital municipal. Infelizmente o menino não sobreviveu aos ferimentos resultantes da queda de dois bancos de madeira do teatro da Fundação, que foram movidos e isolados do lado de fora para que as cadeiras de dentistas pudessem ser alocadas no interior da locação.

José Bruno era um menino cheio de energia e amor pela fotografia, durante a última visita do Pau de Arara à Nova Olinda, ele acompanhou a equipe a todo momento, fazendo foto junto a eles / Foto: Divulgação Pau de Arara.

A Fundação Casa Grande prestou sua solidariedade e o atendimento possível à família do menino e continua a ajudar no possível, se colocando à  disposição para que tudo seja esclarecido.

Leia abaixo a nota ao público da Fundação Casa Grande:

Nota que foi ao público divulgada pela Fundação Casa Grande no dia 26 de janeiro em suas redes sociais / Imagem: Divulgação Fundação Casa Grande


Veja também:

Casa Grande agrega cultura e educação para crianças e jovens no Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php