Importância e resiliência da crônica são temas de live na Universidade de Fortaleza

Docente e aluna da instituição debatem a relação do gênero com o jornalismo em “Caminhos da crônica”

Por Carlos Enrique

A crônica é um estilo literário em que acontecimentos do cotidiano constituem o principal elemento de sua construção. Para melhor debater este gênero, a Universidade de Fortaleza promoveu, no última quinta-feira, 16, a live Os caminhos da crônica. Participaram do encontro Aíla Sampaio, professora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, e a escritora Sofia Osório, aluna do curso de Jornalismo da instituição. 

Durante a transmissão, foi debatida a relação da crônica com o jornalismo e como este gênero se adaptou ao meio literário. As experiências das convidadas como cronistas também foi pauta da apresentação, que ocorreu de forma online, na biblioteca da universidade.  

Ao NewsLink, a professora Aíla Sampaio afirmou que a crônica é o gênero literário mais flexível de todos, fato que atesta sua popularidade e resiliência. “A crônica permite ao escritor exercitar seu lado jornalístico, com dissertações sobre temas importantes, e o lado literário, com narrativas sobre o cotidiano, o circunstancial, o poético”, ressaltou. 

Segundo a docente, a crônica é o estilo ideal para fomentar o gosto pela leitura de qualquer pessoa, além de se tratar de um gênero atemporal. “Por ser um texto curto, que traz assuntos de interesse geral, sem complexidade estética, torna-se acessível a qualquer tipo de leitor”, disse.

Para Sofia Osório, autora de Medos Rabiscados, o gênero literário serve como um meio de aprimorar sua escrita e seu aprendizado. “Utilizo também a crônica como campo de experimentação, assim como a poesia. Elas dialogam”, afirmou. 

A discente opina que o mercado para cronistas não mais está limitado às páginas de jornais e revistas. Sofia aponta para o crescente número de crônicas veiculadas em espaços com financiamento coletivo, como newsletters e clubes de leitura.  

O encontro também serviu como forma de divulgação do Prêmio Literário Unifor 2021, a ser entregue no dia 24 de março de 2022. O concurso contempla duas categorias: obras inéditas e trabalhos inéditos. Compõe a comissão julgadora três professores de Literatura em Língua Portuguesa.

Ao término da live, aconteceu o sorteio de dois exemplares do livro de crônicas Antológico, de Luís Fernando Veríssimo, aos estudantes inscritos.

Foto em destaque: Getty Images

One thought on “Importância e resiliência da crônica são temas de live na Universidade de Fortaleza

  • 21 de dezembro de 2021 em 16:22
    Permalink

    Mais uma brilhante matéria de Carlos Enrique

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php