Passaporte de vacinação será exigido em locais públicos por todo o Ceará
Estrangeiros e brasileiros precisarão ter o documento em mãos para entrar no País e frequentar áreas de lazer como bares e restaurantes, muito comuns aos turistas
Por Vitória Vasconcelos
Decretado nesta quinta-feira, 9, a entrada de estrangeiros e brasileiro pelas vias aéreas do País passará a exigir um comprovante de vacina. Aqueles que não o possuírem, deverão ficar de quarentena por cinco dias. Essa medida foi assinada pelos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, da Saúde, Marcelo Queiroga, da Justiça, Anderson Torres, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, sendo publicada no Diário Oficial da União (DOU).
As vacinas aceitas serão as aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): CoronaVac, Oxford/AstraZeneca, Pfizer/BioNTech e Janssen. E deverão ter sido tomadas em até pelo menos 14 dias antes da entrada no Brasil. Será necessário também apresentar um teste com resultado negativo para infecção e a Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

Essa medida veio para complementar uma outra de fiscalização, que começou no dia 22 de Novembro, em que bares e restaurantes, barracas de praias e eventos passaram a pedir comprovantes de vacinação para os clientes, antes de eles entrarem no estabelecimento. A medida foi realizada pela Guarda Municipal em conjunto com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Os estabelecimentos que descumprirem a ordem serão autuados e interditados, segundo o Decreto Municipal nº 15.178, publicado em 14 de novembro de 2021. A empresária e dona de salão de beleza, de 41 anos, Marina Bezerra Vasconcelos Frota, afirma que a medida é importante. “É de segurança pública e de saúde pública, necessária para a segurança de toda a população”.
Foto em Destaque: Thiago Gadelha/SVM
Serviço:
Passo a passo para emitir o comprovante de vacinação:
Além do comprovante físico, o fortalezense pode comprovar sua vacinação de forma on-line.
- Acesse o site https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/
- Clique na opção “Consultar Cadastro”, no canto superior esquerdo
- Identifique-se preenchendo corretamente: CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), data de nascimento e confirmação de segurança
- Clique em “Consultar”
- Na parte inferior da tela clique em: “Gerar Comprovante de Vacinação”
- Preencha os dados solicitados: nome da mãe completo/responsável e confirmação de segurança
- Clique em “Gerar Comprovante”.
Veja também: