Aluno da Universidade de Fortaleza vence Prêmio Gandhi de Comunicação 2021

Com premiação de dois mil reais em dinheiro e a estatueta do ativista para o primeiro lugar, alunos do curso de jornalismo descrevem a experiência do reconhecimento

Por Matheus Araújo

Egresso do curso de Jornalismo, da Universidade de Fortaleza, Arthur de Moraes, foi o vencedor do  Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria TCC de estudante, entregue terça-feira, 7.  Com orientação da professora Vânia Tajra, ele produziu uma série de reportagens com o tema “Vozes: a identidade indígena dos Jenipapo-Kanindé”. Com ênfase na temática de cultura de paz, o Gandhi chega à 14° edição, reconhecendo o trabalho de profissionais da área e alunos de jornalismo, publicidade e propaganda que produziram conteúdos que disseminam a paz pela comunicação. 

Arthur de Moraes destacou que durante a premiação pensou muito na comunidade Jenipapo-Kanindé, por ser um projeto feito em conjunto. Segundo Arthur, “o trabalho foi feito pela aldeia e eu estava ali como jornalista apenas para costurar a história”.

Arthur de Moraes, ao centro, se emociona ao lembrar da comunidade Jenipapo-Kanindé / Fotos: Miguel Macedo

Formado no início deste ano, Arthur pontuou que a premiação o ajudou a ter certeza de  que o jornalismo humano é algo de suma importância para a sociedade. Além disso, destacou que o prêmio tem um peso enorme para o seu início de carreira porque assim ele conseguiu dar os primeiros passos no mundo do jornalismo e  ter a certeza que estava no caminho certo.

Jornal impresso

Os estudantes  Beatriz Bandeira e Pedro Gehm, do Jornalismo da Universidade de Fortaleza, foram contemplados com a terceira colocação na categoria jornalismo impresso. A reportagem dos dois teve como tema “Pobreza menstrual ameaça a dignidade da mulher”. Gehm pontuou a importância do tema trabalhado pela dupla e disse que a inspiração veio de documentários que abordam a temática. O estudante também afirmou a existência de  lacunas nas produções jornalísticas e cinematográficas a respeito do assunto.       

Estudantes Pedro Gehm e Beatriz Bandeira recebem certificado do jornalista Bruno de Castro

Quando indagada sobre a importância de tamanho reconhecimento durante os primeiros semestres da faculdade, Beatriz destacou especialmente a importância da cooperação com seu colega Pedro Gehm e com o professor Alejandro Sepúlveda, que os auxiliou durante a produção da reportagem.

O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização da Sociedade Civil (OSC), com sede em Fortaleza (CE), criada com o objetivo de estimular o fortalecimento da Cultura de Paz, por meio da Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php