Criadores de conteúdos cearenses viralizam nas redes sociais com produções de humor

Em poucos meses, influenciadores do Ceará ganham milhões de seguidores na internet com seus memes peculiares  

Por Matheus Araújo e Érica Prado

O humor é um dos traços mais marcantes da cultura cearense. Ao longo dos anos, a comédia vai se moldando a cada nova geração. Com a chegada da internet, se tornar engraçado e assistir a conteúdos de comédia virou algo comum e de fácil acesso. Em 2010, a comédia em quadrinhos fazia muito sucesso com as histórias de Derp e Derpina no Facebook, onde eram montadas cenas do cotidiano e muitos se identificavam. Em seguida, surgiu a era do Youtube,  que fez com que muitas pessoas virassem de fato famosas, gravando vídeos e postando na rede. Um exemplo disso é o humorista Whindersson Nunes, que hoje já conta com um canal de mais de 40 milhões de inscritos. 

Atualmente, as redes sociais mais usadas para buscar esse tipo de conteúdo são o Instagram e o TikTok, plataformas de vídeos curtos e com vários formatos. Muitas pessoas acabaram viralizando nesses aplicativos, por terem sido gravados em situações inusitadas, onde nem sequer poderiam imaginar que aquilo as transformaria em pessoas conhecidas. São os chamados ‘’memes’’ que, diariamente, fazem com que pessoas vejam este tipo de produção na internet. Sejam se atrasando para o Enem, voltando para casa depois de um show ou até mesmo contando uma história da sua vida, onde existe uma ponta de humor.

Um exemplo disso é a influenciadora e comediante cearense Rayssa Albuquerque, mais conhecida como “Rayssa Buq” que, ao contar uma história da sua vida no Tik Tok, viralizou no aplicativo e teve o seu vídeo acessado mais de 5 milhões de vezes. Depois disso, ela se identificou no ramo e começou a investir cada vez mais na produção e criação de vídeos. Hoje, contabiliza mais de 4 milhões de seguidores no Instagram e Tik Tok. 

Acompanhe a entrevista com a Rayssa e conheça sua trajetória:

Criar conteúdos para a internet tem se tornado cada vez mais comum, de acordo com a realidade dos últimos anos. Todos os dias,  perfis novos surgem nas plataformas digitais com produções diferentes e divertidas. 

Memes aparecem e somem com a mesma rapidez. Para entender mais como funciona a relação dos internautas cearenses com esse tipo de conteúdo, nossa equipe entrevistou os administradores do perfil “Meu país Ceará”, Wecton Rivas e Talita Diz  “A gente criou o instagram para frescar mesmo e brincar com o nosso dia a dia. Já fazia meme para a internet e a Thalita teve essa ideia de criar uma página voltada para o Ceará”, ressaltou Rivas. 

Quando o assunto é memes, o Ceará tem uma lista extensa de nomes que são referência em todo o Brasil, entre eles estão os irmãos Yarley e titia Rayon, que ficaram famosos no país com o bordão “trava na beleza”. Quando questionados sobre o porquê de tantos cearenses viralizarem com maior facilidade nas redes sociais, Wecton e a Talita destacaram que “o cearense por si só já é gaiato e a gente consegue rir da nossa própria desgraça, sempre rindo de tudo. Acho que esse é um dos principais motivos”, disse Talita. Já Rivas pontuou  que a região tem uma particularidade. “O Nordeste tem um tipo de humor diferente, mas cada um brilha do seu jeito”. 

Foto em destaque: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php