“Asfixia”, o novo livro sufocante de Flávio Paiva, será lançado neste sábado

A falta de entrada de oxigênio no organismo, que pode levar à morte de um indivíduo, foi o que o jornalista e escritor quis passar em seu novo conto

Por Vitória Vasconcelos

Com o lançamento marcado para este sábado, 27, às 17 horas, na Casa Bendita, em Fortaleza, Flávio Paiva apresenta “Asfixia”, seu novo conto psicológico que relata uma aventura angustiante entre dois idosos que procuram um pouco de humanização nesse momento de pandemia. Paiva dará pistas sobre o desenrolar da trama que se passa nesse momento marcante que o planeta tem vivido nos últimos dois anos e que no Brasil fez mais de 600 mil vítimas.

Em entrevista ao jornal O Povo, Paiva faz uma referência ao título do livro, “Asfixia”, e ao sufocamento metafórico que ele passa por suas diversas vertentes ao longo da narrativa da história. Esse sufocamento vem por conta do isolamento; da suspeita em outras pessoas, pelo constante medo de que ela esteja contaminada; e pelo constante “adeus” que tivemos de dar aos nossos amados.

Quando a pandemia de Coronavírus tomou proporções assustadoras e as suas vítimas passaram a se multiplicar com uma rapidez incontável em escala mundial, os idosos foram colocados como alvos dos ataques mais letais da doença. Essa notícia passou a ser uma sentença fechada de morte para mais de 37,7 milhões de brasileiros com mais de 60 anos de idade. “Asfixia” narra a história de dois idosos que resolveram criar estratégias para sobreviver da melhor maneira a essa previsão espantosa.

“Asfixia” é o novo livro que se passa dentro da pandemia que levou mais de 600 mil brasileiros nesses últimos dois anos / Fotos: Divulgação

O conto é cheio de atitudes e ações individuais de dois personagens idosos que possuem e representam o desejo de sobrevivência presente em todas as pessoas na situação da pandemia, tudo isso em um arranjo verbal dramático e cheio de reflexões. Sentindo os efeitos da solidão causada pelo afastamento indicado como medida de biossegurança, as personagens partem para transgressões às recomendações feitas pela OMS para a
contenção da doença.

Com apenas 500 exemplares numerados, o livro “Asfixia” é um ato estético que marca o momento em que voltamos a poder usufruir de forma responsável e segura dos espaços públicos de convivência. O lançamento conta com a cumplicidade estética e existencial da Casa Bendita e o projeto gráfico de Geraldo Jesuíno.


Serviço:
Lançamento de “Asfixia”, novo livro de Flávio Paiva
Data: 27 de novembro de 2021 (sábado)
Hora: 17 horas
Local: Sala de eventos da Casa Bendita (Andar superior)
Av. Rui Barbosa, 888 – Fortaleza – CE
(Entre as ruas Pereira Filgueira e Costa Barros)

Obrigatório: Uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação

One thought on ““Asfixia”, o novo livro sufocante de Flávio Paiva, será lançado neste sábado

  • 26 de novembro de 2021 em 17:24
    Permalink

    Essa matéria sobre o livro Asfixia ficou excelente, tanto que me despertou um interesse profundo na obra. Parabéns à Vitória. Muito bem escrito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php