Do Orkut para sites especializados, os casais mais procurados por fãs de fanfics

Surgido no final da década de 1960, o gênero da literatura conhecido como Fanfiction (ficção de fã, em inglês), chegou para assumir o lugar de gênero literário na internet mais consumido por jovens leitores

Por Vitória Vasconcelos

O que começou em páginas de redes sociais, como o Orkut, passou a crescer até virarem verdadeiros sites especializados em criar e divulgar esse conteúdo. É o caso dos Social Spirit, Wattpad, e do Archive Of Our Own (AO3), este muito usado para calcular a popularidade de um shipp (diminutivo da palavra em inglês “relationship”, relacionamento). O AO3 inclusive faz listas para que seus leitores possam acompanhar de perto quem subiu e quem desceu na colocação de shipp mais lido dentro da comunidade.

Mas, qual é o assunto de uma história na fanfic? As fanfics tratam de mudar o rumo de uma história principal pré-existente. Nelas, por exemplo, um casal que não é canon (não oficial dentro da história), pode ser colocado como tal. Ou um personagem que morre também pode ter seu rumo alterado para um novo final. Tudo isso para agradar ao leitor e aos fãs, mas, principalmente, a quem escreve essa nova história não oficial.

Este fenômeno de leitura tem se espalhado entre os jovens de Fortaleza. Tanto a leitura quanto a escrita se tornaram um novo estilo de diversão que vem aos poucos se equiparando, em sua importância, à leitura dos livros de papel. Para a universitária Arisa de Oliveira, nas fanfics “não existem limitações, todos estão livres para darem os finais que acharem cabíveis para as personagens”.

O acontecimento mais comum nas fanfics é a criação de casais headcanon – aqueles que existem apenas na cabeça do público, como diz o nome em inglês – e que, dentre as centenas de combinações possíveis, alguns se tornaram mais populares que outros, virando os chamados OTP, ou One True Paring (o único par possível, em tradução livre para o português).

O Newslink reuniu os cinco mais famosos desses fanfics.


Quinn Fabray e Rachel Berry – Faberry
(Lea Michele como Rachel Berry e Dianna Agron como Quinn Fabrey) Foto: Global HD / Divulgação

O seriado Glee, da emissora FOX, fez parte da adolescência do jovem dos anos 2000 e, apesar de ter um casal canonicamente lésbico (como são chamados oficialmente os casais na internet), Britanny e Santana, outras duas personagens femininas tomaram o espaço e se tornaram um casal especial para os fãs do seriado musical, Quinn Fabray e Rachel Berry. Elas são as típicas rivais que têm um interesse amoroso em comum e que vivem trocando farpas, mas que com o desenrolar do seriado, acabam se aproximando e se tornando amigas. Como diz Caroline Gomes Duarte, estudante, de Fortaleza, “duas garotas disputam um garoto, que eu não gostava, mas no final descobrem que existe um sentimento entre elas. Pra mim, parecia ter uma ligação entre as personagens que dava pra lançar uma dessa na série”.

O shipp Faberry resultou em diversas fanfics que perduraram, mesmo após o fim do seriado.

Número de fanfics no AO3: 13.860


Regina Mills e Emma Swan – Swanqueen
( Lana Parrilla como Regina Mills e Jenniffer Morrison como Emma Swan) Foto: ABC / Divulgação

Once Upon a Time foi uma série da emissora ABC que durou de 2011 até 2018 e contava de forma bastante diferente os contos de fadas. Na série, Regina e Emma têm um filho em comum, o pequeno Henry. A maternidade de ambas foi um ponto chave para que o público começasse a especular a química entre as personagens e a criar histórias sobre elas. Também ocorreram diferentes cenas com momentos em que Emma e Regina tiveram um clima mais romântico, como relata a recepcionista da Caixa Econômica, Carolina Françoso, de São Paulo, “são um exemplo, a forma como elas se apoiaram, depois como elas se entendem”.

O movimento pelo shipp Swanqueen foi tanto que, mesmo não ocorrendo oficialmente na série, as atrizes das personagens Regina e Emma, acabaram shippando o casal juntamente com o público. “Acompanhar aquilo por vários anos e no final o casal não ficar junto foi dilacerador”, lembra com tristeza a estudante Vitória Miranda, uma fã de Fortaleza.

Número de fanfics no AO3: 13.860 .


Kara Danvers (Supergirl) e Lena Luthor – Supercorp
(Melissa Benoist como Kara Danvers e Katie McGrath como Lena Luthor) Foto: Reprodução

Sendo um dos seriados mais acompanhados da emissora CW, Supergirl traz a história de Kara Danvers, a garota de aço, que, diferente de seu primo, acaba fazendo amizade com Luthor. A amizade entre Lena e Kara foi bem aceita pela maioria do público que assiste ao programa e com o passar das interações das personagens, percebeu-se que existia certo clima romântico implícito entre as duas.

Supercorp se tornou, atualmente, um dos shipps a ganhar em mais competições de casais, concorrendo até mesmo com aqueles que eram canônicos, para o desagrado dos haters e rendeu diferentes matérias.

O término da série, no último dia 9, trouxe consigo muita decepção para os shippers do casal que passaram anos sofrendo com o queerbait (nome dado quando um casal é falsamente criado apenas para atrair público LGBT+) feito pela emissora, como conta Carolina Françoso “é uma das relações mais bonitas que acompanhei na televisão e independente do queerbating e do final que a CW nos deu, no meu coração elas são um casal e terminaram juntas, como deveriam, desde o princípio”.

Vitória Miranda, uma “Supercorper shipper”, como são conhecidos os fãs do casal, ao falar da série, diz que pretende “manter a história do amor delas vivo para que outras pessoas, assim como eu, se inspirem nisso”.

Número de fanfics no AO3: 17.179


Draco Malfoy e Harry Potter – Drarry
(Daniel Radcliffe como Harry Potter e Tom Felton como Draco Malfoy) Foto: PRBK / Divulgação

A saga Harry Potter conquistou fãs ao redor do mundo e de todas as idades. E, claro, aqueles que leram os livros conhecem a inimizade entre Draco e Harry. Entretanto, no mundo das fics, os dois tomaram rumos diferentes. Com o conhecido enredo enemies to lovers (de inimigos a amantes), os dois jovens acabam se tornando namorados em diferentes plataformas online. Como afirma a estudante Sofia Rasga, de Salvador – BA, “eu gosto muito do desenvolvimento, de superar suas diferenças e dificuldades, se perdoando

Número de fanfics no AO3: 51.220


Castiel e Dean Winchester – Destiel
(Misha Collins como Castiel e Jensen Ackles como Dean Winchester) Foto: Reprodução

O seriado Supernatural fez parte da juventude, durante as 15 temporadas lançadas pela CW. O casal Destiel, formado pelo caçador Dean e o anjo Castiel, é um dos mais lidos e postados do website norte-americano para fanfics AO3, se mantendo na primeira colocação há alguns anos consecutivos. Possui quase 100.000 fanfics, tudo isso graças à interação e à empatia entre os dois personagens e os atores em cena.

Ao falar das interações dos dois personagens, a estudante Snow Barbosa, de Minas Gerais, conta que gostou muito da dinâmica deles. “Amava que o Dean era a única pessoa que o Cass ouvia as preces. Se o Sam ou outra pessoa o chamasse, ele não aparecia, mas era o Dean chamar que no mesmo instante ele tava lá” e ainda completa “era nítido que eles tinham uma conexão mais que os outros personagens”.

Número de fanfics no AO3: 98.883

One thought on “Do Orkut para sites especializados, os casais mais procurados por fãs de fanfics

  • 23 de novembro de 2021 em 22:23
    Permalink

    Achei extraordinários os comentários as colocações as traduções e o desenvolvimento de cada Texto dado as matérias sobre as séries aqui postadas pela talentosa e expert Vitória Vasconcelos .
    Parabéns ao site por nos proporcionar esta leitura do século 21. Que venham outras publicações da Vitória.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php