Thiago Amparo promove palestra sobre diversidade e inclusão no Mundo Unifor

A conversa do advogado e ativista incluiu também outros tópicos, como a relação da fome no Brasil, racismo, ações afirmativas nas universidades e pobreza menstrual

Por Mário Henrique Lima

O professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas foi um dos convidados do Mundo Unifor. Thiago realizou a palestra com o tema “O que nós ganhamos com a inclusão” nesta quarta feira, 20. A mediação foi feita por Amélia Rocha, professora do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor.

No início da conversa, foi tópico de debate o furto famélico ocorrido recentemente, no qual uma mãe de família pegou cerca de 20 reais em comida de um mercado. Esse tipo de furto ocorre quando alguém age para saciar uma necessidade urgente e relevante. É a pessoa que furta para comer, pois, se não furtasse, morreria de fome e não é considerado crime. Porém a repercussão do caso mostra como estamos longe de obter algum tipo de igualdade.

Sobre racismo estrutural, Thiago disse:

Eu gosto de usar uma analogia que é a seguinte: o racismo estrutural é como se fosse um prédio com várias pilastras, uma do direito das igualdades, outra da política, quantas pessoas negras estão em posição de poder na política, e outra pilastra da economia, a grande maioria dos desempregados são pessoas negras”.

A palestra teve duração de 59 minutos e foi feita virtualmente com cerca de 50 espectadores.O Mundo Unifor é um evento realizado bienalmente, com o intuito de propagar olhares científicos e culturais, dando espaço a temas da contemporaneidade e promovendo o debate de profissionais das mais diversas áreas.

Foto em destaque: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php