O novo perfil do profissional de comunicação que vive as mudanças do mercado

A jornalista Amanda Ribeiro palestrou sobre as possibilidades e adaptações dos profissionais de comunicação no mercado atual, como parte da programação comemorativa dos 21 anos do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza

Por Taisy Evangelista

“A mudança que existe é ficar cada vez mais antenado”. Esta foi uma das dicas da jornalista Amanda Ribeiro sobre as mudanças do mercado, resultado das novas formas de comunicação. Ex-aluna do curso de jornalismo da Universidade de Fortaleza, ela debateu nesta quarta-feira, 20, sobre a importância da comunicação interna nas empresas, em uma palestra online via Google Meet. Falou sobre o trabalho em jornalismo empresarial e disse que o interesse na área surgiu ainda durante o curso.

Formada em jornalismo na Universidade de Fortaleza, com especialização na California State University, em Program, Communication, Design e Innovation, a jornalista fez um relato desde o estágio na TV Unifor, até ao trabalho nos grandes veículos de comunicação do estado, além da rápida experiência estagiando no The Walt Disney Company.

O encontro foi mediado pela professora Mariana Fontenele, que apresentou a trajetória de Amanda. Ela relatou suas experiências e descobertas dentro da comunicação empresarial, além de pontuar a importância dos professores na sua formação acadêmica. Fez destaque especial ao trabalho de conclusão de curso (TCC) “O novo perfil do profissional do jornalismo através da comunicação empresarial”.

Amanda disse que seu interesse por jornalismo empresarial surgiu ainda durante o curso na Universidade / Foto: Arquivo pessoal

Amanda enfatizou a contribuição do curso para a sua inserção no mercado de trabalho. Lembrou as oportunidades de contatos com profissionais desde cedo, que aconteciam por meio de palestras e debates promovidos no âmbito da Universidade.

A especialista ressaltou a importância do seu estágio fora do país e o quanto ajudou na carreira e sua aproximação com a comunicação empresarial, mudando sua trajetória profissional. Hoje, a jornalista é líder de Execução na área de gestão comunicacional da Ambev, empresa brasileira dedicada à produção de bebidas.

A gestora fez questão de enfatizar a importância da comunicação e do curso para conseguir se adaptar ao mercado de trabalho. “Tinha que me adaptar para eles conseguirem me escutar”.

“É um impacto muito grande”, reconheceu, ao falar sobre a necessidade da comunicação interna para os colaboradores da empresa. E também lembrou dos desafios durante a pandemia, quando teve que lidar com fake news e coordenar todas as informações em meio a uma das maiores crises sanitárias do mundo. Também pontuou a importância das ações de comunicação internas para os colaboradores e da adaptação rápida da empresa. “A Ambev oferece inúmeros benefícios, mas se o colaborador não sabe, o que adianta?”, salienta.

No final da conversa, Amanda chamou atenção para a mudança no mercado e deu uma dica para os futuros profissionais de comunicação: “é importante estar muito atualizado do que a gente já é, para não ficar para trás”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php